quinta-feira, 20 de março de 2008

FUTEBOL: ADORAÇÃO NACIONAL


Já dizia o grande sonetista português Bocage que nós "Nascemos para amar." Em verdade, a adoração está sintetizado no amor, em seu pleno potencial. Amor que se traduz em devoção e dependência, serviço e gratidão. O senso de adoração faz parte da natureza humana. Algo nos leva a querer adorar. E todos adoramos, ou a Deus ou algo que ocupe o Seu lugar.

Nos jogos do torneio sul-americano mais importante do futebol, a taça Libertadores da América, colhemos dois exemplos de adoração, expressos nos cânticos de duas torcidas. No dia 5 de Março, enquanto o clube carioca Fluminense esmagava o Arsenal (num jogo que terminou em 6X0 para os brasileiros), a torcida do Flu cantava, entre fumaças de pó-de-arroz:

"Por você a vida toda eu vou cantar"

Ainda ontem, jogava o Flamengo contra o Nacional (partida em que o rubro-negro carioca venceu por 2X0); os flamenguistas mal se cabiam de alegria, e entoavam:

"Eu sempre te amarei
Onde estiver eu sempre estarei
Oh meu Mengo"

Não sou contra a apreciação ou mesmo o ato de torcer por um time de Futebol, esporte da paixão (ou adoração?) do brasileiro; o problema é quando o amor à camisa de um clube é extravasado em expressões peculiares à adoração! Lembremos que apenas Deus merece esse tipo de amor por parte do homem, e que tudo o que rouba essa atenção se constitui num ídolo.

67 comentários:

Anônimo disse...

Cada um com seus conceitos, cada um com suas teses, quem quer gostar de futebol goste, quem não problema; cada um tem que se resolver com suas preferências, sem esquecer de seus valores, colocando em primeiro lugar o que lhes cabe.

Eu AMO, futebol, sou evangélica. Deus vem em primeiro lugar. E pronto.

(não entendi muito bem, o que que era para comentar!)

Anônimo disse...

Concordo com o 1º comentário,a admiração por um time não é nenhum pecado ou coisa desse genêro, só que ás vezes as pessoas confundem ADORAÇÃO e ADMIRAÇÃO(ambas as palavras bem diferentes).
Eu também tenho o meu time no qual eu ADMIRO e não ADORO.O ato de adorar eu só entrego á uma pessoa:Deus, que eu sempre adorarei, falarei da sua bondade, amarei com muita paixão e que está em todas as circunstâncias da minha vida em primeiro lugar.

Beijos, Isabela Caprara Pamplona - 8ªA

Anônimo disse...

Existem sim diferenças entre, ADMIRAÇÃO E ADORAÇÃO, mas, eu não vejo problemas de uma pessoa ir ao campo de futebol, assistir à todos os jogos, cantar o hino, e tomar atos, como "beijar a camisa", após um gol, enfim...(claro que não deixando isso ser mais importante do que Deus)Não é meu caso, porque não sou ligada ao futebol, mas muitas pessoas que tomam essas atitudes, também vão na igreja, e adoram à Deus. Não penso que isso seja falsidade, mas acho que pode ter sim espaço para as duas coisas na nossa vida. ;]

Gabriela Morauer Nunes
8º ano A

Anônimo disse...

Cada um ama o que quer, cada um faz o que gosta... Mas na real é Deus que tem que receber o AMOR que algumas pessoas têm pelo futebol e não tem por ele, acabam esquecendo que Deus existe...
Não estou falando isso só porque eu não gosto de futebol, mas também não precisa ser tão fanático pelo esporte, às vezes até a própria letra da musica fala o que os torcedores fariam por aquele time.
Pra mim Deus tem que está em primeiro lugar em tudo!

Maíra Z. Caldas
8º ano 'A'

(:

Anônimo disse...

Adorar um time não é nada de mais,temos que torcer e muito para o nosso time,mas em primeiro lugar:DEUS que é muito importante.Adoro torcer pelo meu time de coraçao mas não tenho paciencia para assistir muitos jogos.

Augusto 8ªA

Anônimo disse...

olha eu concordo com a isabela gostar de um time ñ mata ninguem, mais as veses eles aumentão um pouco (ou muito) eu tambem gosto de um time mas respeito os times adversarios.Mas a real adorasao e a Deus.

Roberta Correa 8ªa

Anônimo disse...

Concordo que para alguns o futebol esta se tornando algo de vida e morte..(Vamos dizer assim)
Mais não vejo problema nenhum os torcedores cantarem o hino do seu Time,beijarem a camisa...
Mais que isso não venha colocar o time primeiro que Deus...

Eu Amo Meu Time (Flamengo):D...
E Sou Fanatíca por Deus...
Isso não vai mudar nada...

Lorrany Marques 8ªA

Anônimo disse...

'És, time de tradição, raça amor e paixão, oh meu meengo ! eu, sempre te amarei onde estiver estarei, oh meu meengo ! *--*

Ta sor, mais pah, eu torço pro flamengo mais nao so fanatica
o_o
depende do tipo de torcedor, tem aquele que faz tudo pelo time,e tem aquele mais reservado que torce mais nao fanaticamente, eu amo flamengo, mais amo mais a Deus claro :) porque sei que um time de futbol nao vai me levar a nada mesmo ;~ aah sor mais é tão legal torce :DD~ ainda mais quando ganha , e eu concordo com a isa, mesmo que nao tenha entendido muito bem oque ela flo, porque a isa agora fala dificil né HAHAHAHA
eu concordo com ela,

Amo Futbol, mais amo mais Deus claro :D

BEEEIJO :*


Livia, 8ª
email para contato: liivia.ziinha@hotmail.com (H)

Anônimo disse...

futebol.Acho que não sou a pessoa serta para falar sobre isso pois amo de paixão meus dois times(flamengo& internacional)não perco um jogo.
mas acho que meus principios vem primeiro não acho serto por duas coisas em primeiro lugar na vida e elas são:guris e futebol.
Quem quiser que ponha mas acho errado pois pra deus nos estamos em primeiro lugar !!!!!!!!


SUELEN ROSA DA SILVA 8ºB

Unknown disse...

Cada um com a sua opinião, eu acho assim aquele torcedor fanático, deveria parar de ser tão fanatico e pensar mais um pouco nos que fais agente ter fé, e no que fais agente estar a vivo a cada dia, Deus!
Pois sem ele para nóis não existe vida! Pode apostar que não.
Mais temos também o outro lado da coisa, que torcer pelo time que você gosta não há problema nenhum, ADMIRAR é uma coisa, agora ADORAR ao time já até é meio exajerado!
eu admiro o time que eu torço,mais não o adoro.
É ingraçado, mais agente só lembra de Deus quando agente precisa, até mesmo que para que o nosso time ganhe, aqueles "torcedores" fanaticos pedem, por incrível que pareça a ajuda de Deus para o time!
Cada um com o seu conceito, e esse é o meu
né!

Kelly Maciel
8º A

Anônimo disse...

Bem, eu concordo com tudo no texto.
Eu tanbem gosto de torcer, para o meu time.
Torço para o Sao Paolo a muito tempo, e sempre disse que eu amo o meu time, mais sinceramente eu axo que é muito esagero diser que amo o Sao Paulo.
Porque? nao sei ao certo porque gosto do time, sei que gosto


Aluno: Willian dos Reis

Anônimo disse...

Eu acho isso serto pois devemos adorar a Deus.Mas tambem podemos gostar do futebol, nao adorar mas torcer.

Felipe T.
8°a

Anônimo disse...

concordo com o texto e não vejo problema em ir no jogo beijar a camisa mas sim eu vejo problema em atos agresivos e outras coisas como bomba caseira,armas.




EU AMO FUTBOL MAS DEUS É PRIMEIRO LUGAR (POR INCRIVEL QUE PAREÇA EU SOU EVANGÉLICO)

ROMULO DE SOUZA F. 8ª

Anônimo disse...

bom na verdade eu ja n gosto de fitebol...mas tipo se gostamos de alguma coisa nunca devemos adorar essas coisas mas sim apenas admiralas, pq tipo qem gosta de futebol nunca deve adorar o seu time...pois o unico ser ou coisa q deve ser adorado e deus apenas ele deve ficar em primeiro lugar nada pode estar a frente e ter mais valor para nos do q deus


hellen karolinni rocha 8 ANO B

Anônimo disse...

eu concordo com o que o texto dis mas sou louca pelo meu time gremio e eu adoro futebol!


mariana backes 8° b

Anônimo disse...

Eu entendi que a adoração esta ligada no amor, serviço e gratidão,e adorar já existe na natureza humana e até as vazes e bom torcer mas não para ultrapassar os limites da adorasão
E devemos saber que só Deus merece nossa adoração.


lucas de borba amaro 8 ano

Anônimo disse...

AXO Q CADA UM TEM SEU JEITO DE ADORAR CONCORDO QUE NAUM DEVEMOS ADORAR MAIS PODEMOS SIM GOSTAR, ADMIRAR...
SOU SANTISTA DE S2 MAIS NUNKA VO DEXA DEUS EM 2 PLANO SEMPRE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR!
GABRIELA KAROLINE SANTYAGO 8 B

Anônimo disse...

concordo com o texto. tambem gosto de torcer para o meu time mas eu somente torço e nao adoro como adoro a Deus, porque a nossa adoração só Deus merece.

gabriela minatti
8°A

Anônimo disse...

Já fiz meu comentário, só vou acrescentar uma coisinha...
É muito bonito, emocionante beijar a camisa, cantar os hinos, musicas do time e enfim...Só que devemos ter muuuuito cuidado pois é bem assim que o torcedor começa a ser fanático e gostar SÓ de coisas relacionadas ao futebol e seu time de paixão.Aí a pessoa não vai querer ir a igreja porque prefere ver o jogo, não vai querer ouvir musicas cristãs porque prefere ouvir musicas relacionadas ao time... enfim, devemos fazer igual á uma balança e equilibrar os dois lados com muita igualdade...

E também não devemos lembrar de Deus só quando temos algum problema sério, devemos lembrar e agradecer á Ele qualquer hora e em qualquer momento, principalmente na hora de torcer por algum time. ;)

bjus...

Isabela Caprara Pamplona - 8ªA

luana malta disse...

axu q cada um tem o seu amor...
so q uns exageram nesse aspecto.
uns amam d mais o q poderia amar menos e ama de menos o q poderia mar mais!
DEUS é um grande exemplo disso!
todas as pessoas deveriam ter um amor infinito com ele mas n tem!!
praticamente todo o brasil tem um amor muito forte pelo futebol,é um esporte muito apreciado,mas muitas pessoas exageram nesse amor e podem acabar maxucando outras pessoas!!!!
é claro q podemos amar alguma coisa mas esse amor tem q ser normal e nao doentiu!!



luana malta 8°a

Alguém que o nome não é importante disse...

Nós até podemos ter um time, mas não podemos colocá-lo no lugar (ou acima) de Deus.

Alguém que o nome não é importante disse...

Douglas Reis, parabéns pelo seu blog, ele diz coisas muito interessantes.

Anônimo disse...

eu acho q adorar um time é´isageiro pode ate torçer mas adora o time ja é toliçi
brendon 8b

Anônimo disse...

Adimiração e Adoração são totalmente diferentes!! Eu sou torcedora e adimiro o meu time porque sem duvidas ele é muito bom. Eu sou católica e amo a Deus!! E tmbm eu acho que na vida tem lugar para varias coias, mais é lógico que antes de tudo temos que deixar Deus em primeiro lugar!!

Bom professor, o meu comentario ta ai.

Aluna: Caroline Volpi Provesi

8°B

Bjs

Anônimo disse...

Bem, essa é uma questão importante para se debater, pois muitas pessoas hoje procuram algo que as dê prazer, alegria; procuram muitas vezes o futebol, que na cabeça de algumas é o motivo de viver e de se satisfazer.
Acho que gostar muito de um time, torcer bravamente por ele, não é pecado, só se torna, quando a pessoa coloca o time em primeiro lugar em sua vida, deixando as coisas verdadeiramente importantes, para viver em função do time.
Eu mesmo tenho um time que gosto muito, torço, mas não sou fanática ao ponto de sofrer como muitos num jogo perdido.
A verdade é que devemos colocar somente Deus em primeiro lugar, nada mais além Dele, devemos amá-Lo incondicionalmente.

Emilly, 8ºB

Anônimo disse...

Meu nome é Patricia Ramos da
8ªb ,e na minha opiniâo, é que na nossa vida vamos sempre estar adorando algo ou alguma coisa ex:um cantor, etc...
No caso do texto refere-sea um time de futebol.
Mais nao que a pratica de esportes seje pecado, mais tipo eu adorar um time, tirando a gloria de Deus intende-se que isso sim é pecado...
isso foi o meu comentario..

Anônimo disse...

Diz que devemos adorar sim de todo coração mas não devemos ser fanaticos poi ai não iriamos estar adorando a DEUS mas a satanas e DEUS fica muito triste.
veleu sor gostei do teu blog.
RAFAEL 8B.

Anônimo disse...

Realmente...muitos torcedores confundem admiração com adoração...adoram seus times...eu não posso falar muito por que não gosto muito de futebol...eu torço pro meu time e tal mas nao brigo e espanco os torcedores dos outros times como muitos torcedores...
é isso...
;D
Hary 8ªB

Anônimo disse...

Adorar é uma coisa admirar é outra....
eu só adoro Deus e ele fica em primeiro lugar na minha vida
mas nem por isso eu tenho q deixar de gostar de futebol..
Eu tenho o meu time (mengooo de s2)
e sou evangelica.
Cada pessoa tem a sua opinião:
umas são fanáticas por jogos ao ponto de maiores concequências...
outras gostam de futebol até um certo ponto..
mas ter Deus no coração não impede a ninguém de beijar a camiza ou gritar um gollllllllll
ou até cantar uma musiquinha do time...

EU AMO DEUS EM 1º LUGAR....
nem por isso deixo de cantar..

"EU SEMPRE TE AMAREI
ONDE ESTIVER EU SEMPRE ESTAREI
OH MEU MENGO"

MENGOOO DO S2

AH O FLAMENGO GANHOU ONTEM DE 4X1
BJS...
Alana Caroline de Souza

8º A

Anônimo disse...

Eu concordo...
algumas pessoas confundem admiração com adoração
nao torço pra nenhum time mais se gostasse de algum time teria apenas admiração por ele
pois quem merece toda honra e toda adoração é DEUS....

bjsss...
:D
Mikaela Rebello
8 ano B

Anônimo disse...

olha pra ser bem sincero eu nao vejo nenhum problemar e adorar ou amar um time, desde que nao esteja acima de Deus.
eu sou fanatica pelo meu time, nao perco nenhum jogo.
seguindo os atos de "são" Marcos sempre que o meu time faz gol a primeira coisa q eu faço é agradecer a Deus , porque ele sabe o q é certo,sabe o q está no coração de cada um
depois q vem beijar a camisa e fazer festa
futebol é uma das minhas paixões mas Deus é a maior delas

enquanto isso...
'da-lhe alegria no coração
daria a vida inteira pra ser campeão
taça libertadores obceção
tem q jogar com a alma e com o coração
olêêê, eu canto eu sou palmeiras até morrer...'

Arthur 8º a

Anônimo disse...

Ooi sor é a ANNINHA *-* :D

Tipo,eu GOSTO de futbol e tal,torço pro FLAMENGO *--*,mais é CLARO que DEUS sempre&sempre tem que vim em PRIMEIRO lugar na nossa vida,pois o futbol não vai nos levar pro céu neam :~ intão, cada um com suas ADMIRAÇÕES/ADORAÇÕES, eu não tenho nada contra com aqueles que SÃO VICIADOS em fut,mais tbm não vou me deixar influênciar por esses torcedores :DD' aeaê, acado :')
tipo,tbm não intendo muito de contá sobre oque leu e tal,mais minha cachorra ta aqu pentelhando e não to conseguindo digita direito xB tshau :**

by: ANNA CAROLINA SOUZA DA SILVEIRA/8 ANO 'B' *-*/SOR DOUGLAS

kiss :**

Anônimo disse...

Muitas pessoas levam o futebol em primeiro lugar, chegam no ponto que brigam, se matam, falam palavroes.Mas na hora eles lembram de Deus, é so quando precisam. Eu torço pro meu time, até so um poco fanatico, pelo Palmeiras, mas não até o ponto de brigar, matar e etc..

Leonardo Luiz de Souza
8ªB

Anônimo disse...

Concordo que devemos "adorar" somente á Deus, e também acho que muitos torcedores exageram "adorando" á seus times, torcer para o time "tal" vencer, ser premiado, é uma coisa. Adorar, é sim, muito exagero!


Thaynan L. Otávio, 8ªB

Unknown disse...

Mayla fabiane batista, oitavo ano.

talvez hoje em dia a maioria das pessoas deixa Deus em segundo plano ,de uma forma que procura ocupar seu tempo com coisas superfolas .
por isto que acaba acontecendo tragedias ,brigas apos os jogos

Unknown disse...

Mayla fabiane batista, oitavo ano.

talvez hoje em dia a maioria das pessoas deixa Deus em segundo plano ,de uma forma que procura ocupar seu tempo com coisas superfolas .
por isto que acaba acontecendo tragedias ,brigas apos os jogos

Unknown disse...

Mayla fabiane batista, oitavo ano.

talvez hoje em dia a maioria das pessoas deixa Deus em segundo plano ,de uma forma que procura ocupar seu tempo com coisas superfolas .
por isto que acaba acontecendo tragedias ,brigas apos os jogos.

Anônimo disse...

Mayla fabiane batista, oitavo ano.

talvez hoje em dia a maioria das pessoas deixa Deus em segundo plano ,de uma forma que procura ocupar seu tempo com coisas superfolas .
por isto que acaba acontecendo tragedias ,brigas apos os jogos.

Anônimo disse...

Mayla fabiane batista, oitavo ano.

talvez hoje em dia a maioria das pessoas deixa Deus em segundo plano ,de uma forma que procura ocupar seu tempo com coisas superfolas .
por isto que acaba acontecendo tragedias ,brigas apos os jogos.

Anônimo disse...

OLHA NAO GOSTO DE FUTEBOL MAS EXISTE DIFERENÇA SIM ENTRE AMOR A DEUS E AMOR AO FUTEBOL.
FUTEBOL É SO IR LA E TORCER PARA O TIME DO CORAÇAO VENCER BEIJAR A CAMISA QUANDO FIZER GOLS GANHAR TAÇAS E MEDALHAS MAS ENFIM E MAIS NO FINAL DOS JOGOS SEMPRE ACONTECE BRIGAS NEM SEMPRE MAS É TRISTE VER ELES BRIGANDUH.
E DEUS NAO É DIFERENTE DEVEMOS AMA-LO DO MESMO JEITO Q NOS AMAMOS O FUTEBOL COM DEUS NÓS NOS SENTIMOS BEM PODEMOS IR NA IGREJA E FALAR COM ELI SEMPRE É SIMPLES REZANDO COM NÓS SEMPRE ESTAREMOS 1ºLUGAR DEUS 2ºLUGAR FUTEBOL
BJS AYLA 8ºA

Anônimo disse...

Não vejo nada de mais, eu amo o meu time, canto os hinos das torcidas, assisto todos os jogos que posso e isso não interfere em nada no meu amor por Deus. DEUS vem em primeiro lugar, acima de tudo
Cada um tem seu ponto de vista ;)


lucas torres 8°A

Unknown disse...

o texto fala de pessoas que adoram futebol e outras coisas grita canta como o senhor
tem gente que clama mais.
este amor que a pessoa sente para o futebol ela tem que sentir tambem a JESUS,cantar,clamar,adorar
mais tem gente que não faz isso elas botam o JOGO,CARRO,TELIVISÃO,PROGRAMAS em primeiro lugar e isto é totalmente errado agente tem que botar DEUS E JESUS em primeiro lugar na nossa vida
eu sou evangelico e gosto pouco de futebol,eu naõ grito e nem clamo
esta é o meu comentario.

Káah disse...

Nao vejo propblemas,tocer pro um time,canta o hino dele,
no meu modo, nao vejo, isso uma falssidade.

Mas Como o professor explicou, Deus, nao pode ser divido com outra coisa ;)
beijos

Anônimo disse...

Eu não sô o tipo de cara fanático por futebol, mas torço pra um time.

Na vida a tempo para fazer varias coisas, mas nem todo tempo é voltado para Deus, nós devemos amar a Deus sobre todas as coisas.
Não tem nada de mais em torcer pelo seu time, mas no momento que passar a ser adoração você pode viver em função dessa adoração.
Hoje, muitas pessoas do mundo inteiro, já vivem em função dessa adoração.

Jonas Cesconetto 8°A

Anônimo disse...

Eu não sô o tipo de cara fanático por futebol, mas torço pra um time.Na vida a tempo para fazer varias coisas, mas nem todo tempo é voltado para Deus, nós devemos amar a Deus sobre todas as coisas. Não tem nada de mais em torcer pelo seu time, mas no momento que passar a ser adoração você pode viver em função dessa adoração.Hoje, muitas pessoas do mundo inteiro, já vivem em função dessa adoração.

Jonas Cesconetto 8°A

Anônimo disse...

Eu não sô o tipo de cara fanático por futebol, mas torço pra um time.

Na vida a tempo para fazer varias coisas, mas nem todo tempo é voltado para Deus, nós devemos amar a Deus sobre todas as coisas.
Não tem nada de mais em torcer pelo seu time, mas no momento que passar a ser adoração você pode viver em função dessa adoração.
Hoje, muitas pessoas do mundo inteiro, já vivem em função dessa adoração.

Jonas Cesconetto 8°A

Anônimo disse...

Pra mim tudo que ocupa o lugar de deus querendo ou não se torna um deus, não há como haver um deus sem ser aquele que morreu na cruz por nós. E pra que adorar um time desse jeito se não vai dar em nada você só vai estar ofendendo a Deus! Pense se você quer ofender a deus. Não é proibido torcer por um time de futebol você pode torcer, mas não pode o adora-lo.


Estéfany Mendes

Anônimo disse...

Pra mim tudo que ocupa o lugar de deus querendo ou não se torna um deus, não há como haver um deus sem ser aquele que morreu na cruz por nós. E pra que adorar um time desse jeito se não vai dar em nada você só vai estar ofendendo a Deus! Pense se você quer ofender a deus. Não é proibido torcer por um time de futebol você pode torcer, mas não pode o adora-lo.


Estéfany Mendes

Anônimo disse...

Pra mim tudo que ocupa o lugar de deus querendo ou não se torna um deus, não há como haver um deus sem ser aquele que morreu na cruz por nós. E pra que adorar um time desse jeito se não vai dar em nada você só vai estar ofendendo a Deus! Pense se você quer ofender a deus. Não é proibido torcer por um time de futebol você pode torcer, mas não pode o adora-lo.


Estéfany Mendes

Unknown disse...

Há coisas que o homem criou,e há coisas que Deus nos deixou.Deus nos deu o amor,a adoração e varias outras coisas.E há coisas(no caso futebol)lazer anda JUNTO COM dEUS.O futebol é isto:amor e adoração ao time.E o amor de Deus é único,nada vai substituir,nem mesmo amor ao futebol!!
(os torcedores fla isto só por uma canção,indamas tem times que coloka o nome e procrama Deus, e não uma coisa idiota de substituir o amor de Deus por um time.Alem de vc colokar uma materia mais util,não,fika descutindo coisas que não são todos que conconcorda.)
Luana Aurélio 8°A

Anônimo disse...

O futebol é um dos principais esportes que se conhece no mundo.Muitas pessoas o adoram,cantam,choram más não se lembram do mais importante Deus.Aluna: Amanda 8 ano a.

Anônimo disse...

Eu concordo com a Amanda porque futebol é um esporte popular e muitas pessoas não ligam para ,o mais precioso que é DEUS...

Aluna: Maria C.8ano "A"

Anônimo disse...

Oi professor!
Esse texto só nos mostra que muitas pessoas colocam outras coisas, como o futebol, em primeiro lugar em suas vidas, no lugar em que Deus deveria estar ocupando.
Na minha opinião gostar e torcer por um time não é pecado. Só se torna um pecado quando a pessoa coloca o determinado time em primeiro lugar em sua vida ocupando, como eu já falei, o lugar de Deus, pois assim fazendo, viverá em função do time e se esquecerá de coisas mais importantes para a sua saúde espiritual.

Aluna: Ana Carolina de Oliveira Martins
8º ano B

Anônimo disse...

De:Ana Paula F. Brito
Turma:8º A

Na minha opinião,adorar o futebol em primeiro lugar,mas até do q eh a familia,é igual a ser um DOENTE!
E adorar a Deus é um dever de todos.

Anônimo disse...

Professor
O texto que o professor fez ficou muito bom, mas eu acho que a adoração depende de cada um. No meu caso desde cedo minha mãe fala que só devemos adorar a DEUS. Depois dele, futebol e outras coisas podem nos chamar a atenção e gosto, nunca adoração.
Bernard - 8ºA

Anônimo disse...

Professor
O texto que o professor fez ficou muito bom, mas eu acho que a adoração depende de cada um. No meu caso desde cedo minha mãe fala que só devemos adorar a DEUS. Depois dele, futebol e outras coisas podem nos chamar a atenção e gosto, nunca adoração.
Bernard - 8ºA

Anônimo disse...

o texto fala dos fanaticos por futebol e alguns cocam isso na mesma autura de Deus sem levar em comta que esta errado.
Nome:Daniel Angelo 8a. anoB

Anônimo disse...

Eu nao acho certo adorar o time
e sim torcer. É muito diferente. Para mim adorar é só a DEUS. Ele tem que estar sempre em primero lugar em tudo.


LAISE 8B

Anônimo disse...

Eu nao acho certo adorar o time
e sim torcer. É muito diferente. Para mim adorar é só a DEUS. Ele tem que estar sempre em primero lugar em tudo.


LAISE 8B

Anônimo disse...

Eu nao acho certo adorar o time
e sim torcer. É muito diferente. Para mim adorar é só a DEUS. Ele tem que estar sempre em primero lugar em tudo.


LAISE 8B

Anônimo disse...

Pra mim nóis nao devemos adorar as coisa do mundo podemos gostar, mais adorar, somente a deus.
Mas algumas pessoas chegao ao ponto de adora mais o futebol do que a Deus, isso é triste.

salomao 8º ano B

Anônimo disse...

Visto que uma pessoa gosta de um time não quer dizer que quase sempre ela esta o adorando, mas realmente conforme o texto fica visível o fato de identificar á adoração. E muitas das vezes em demasia perdendo por completo a noção de tamanha adoração.
Ex:I-mandamento:"Não terá outros deuses diante de Mim"

Lucas Palma de Mattos
8ºano A

Anônimo disse...

Visto que uma pessoa gosta de um time não quer dizer que quase sempre ela esta o adorando, mas realmente conforme o texto fica visível o fato de identificar á adoração. E muitas das vezes em demasia perdendo por completo a noção de tamanha adoração.
Ex:I-mandamento:"Não terá outros deuses diante de Mim"

Lucas Palma de Mattos
8ºano A

Anônimo disse...

Visto que uma pessoa gosta de um time não quer dizer que quase sempre ela esta o adorando, mas realmente conforme o texto fica visível o fato de identificar á adoração. E muitas das vezes em demasia perdendo por completo a noção de tamanha adoração.
Ex:I-mandamento:"Não terá outros deuses diante de Mim"

Lucas Palma de Mattos
8ºano A

Anônimo disse...

.
comcordo com isso mas sou loca pelo meu time vasco vasco e vasco sempre vasco eu nao perco um jogo perde ou ganhan mas ainda sou vascaina

8 ano b

aluna aline walesaca berto

Anônimo disse...

Temos que saber distinguir o amor que temos por coisas, exemplo: Futebol com o Amor que devemos ter por Deus.
Devemos amar Deus acima de todas as coisas.

Albert 8ªA

Unknown disse...

o professor não vou postar comenntario,so vim dizer parabens!!!!!!!!!!!!!!!1