quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ALIANÇA ENTRE O HOMEM E A TERRA OU ENTRE AS NAÇÕES E ROMA?



Os olhos do mundo se voltam para Copenhagen, com seus chefes-de-estado cínicos e com ambientalistas furiosamente criativos. Não parece, até o momento que alguma decisão ou acordo climático sairá dali. Não que isso seja decisivo – diversos setores da mídia questionam até mesmo a existência de um aquecimento global, ou, pelo menos, a responsabilidade humana no processo. Em todo caso, cobranças sobre os estadistas permanecem. Uma delas parte justamente do mais influente líder religioso – o papa Bento XVI.

Segundo o Portal Terra, o sumo-pontífice aponta a metralhadora para países industrializados e emergentes. A humanidade teria de experimentar "uma profunda renovação cultural, redescobrir os valores que constituem as bases para construir um mundo melhor" para superar a crise ambiental.

Claro que o Vaticano vê uma oportunidade com este diálogo internacional: influenciar os governos do mundo e assumir a liderança não apenas em questões ambientais. Que seja essa a motivação entende-se da seguinte declaração do papa: “A crise ecológica é uma oportunidade histórica para mudar o modelo de desenvolvimento global seguindo uma direção mais respeitosa com a criação e de um desenvolvimento humano integral, inspirado nos valores próprios da caridade na verdade.”

A caridade na Verdade é a base da revolução social pretendida pelo papa na encíclica Caritas in Veritate. Os últimos discursos de Bento XVI aludem direta ou indiretamente ao documento, como se tratasse de uma agressiva campanha de marketing religioso. Neste contexto, quando Ratzinger propõe uma “aliança entre o ser humano e o meio ambiente” está jogando a isca para a transformação da sociedade dentro de um novo perfil de desenvolvimento global, apoiado no modelo de sua própria encíclica!

Texto que também foi publicado no Diário da Profecia, com algumas modificações

Nenhum comentário: