domingo, 28 de fevereiro de 2010

VIDA E MORTE DAQUELES QUE CONHECEM O DEUS VERDADEIRO

Noite de São Bartolomeu: como explicar a morte de cristãos fiéis?
Como pastor, já realizei algumas cerimônias fúnebres. Vi admiráveis coroas de flores. Faixas com elogios e honrarias. Despedidas comoventes. Entretanto, em muitos casos, as pessoas falecidas tiveram de esperar o velório para serem alvo de tamanha atenção e carinho! Como Jean-Baptiste Clamence, personagem de Albert Camus, refletiu: “[…] Mas sabe por que somos sempre mais justos e mais generosos para com os mortos? A razão é simples! Para com eles, já não há obrigações.” [1]

Entretanto, vale acrescentar que Deus valoriza as pessoas quando estão vivas. Aliás, Deus Se importa com a nossa vida a ponto de Se comprometer conosco. De nossa parte, o Senhor também espera ver um compromisso com Ele. Mesmo quando um de Seus filhos fiéis morre, isso é mais precioso aos olhos de Deus do que a vida de quem está distante da fé bíblica. O capítulo 57 de Isaías faz essas e outras afirmações sobre vida e morte, mostrando que, enquanto respiramos, precisamos nos comprometer com o Deus verdadeiro. Passemos a refletir nas palavras de Isaías:

I – A morte do Justo: um comentarista diz que temos aqui “uma denúncia que acaba em promessa para o inocente” [2](cf.: Is 56:-12). Numa sociedade influenciada por paganismo, os homens de bens não são devidamente valorizados. Assim, não chega a estranhar que a morte do justo passe despercebida pelos homens (v. 1a) De fato, o profeta menciona em seu livro o desprezo de Israel à pessoa humana (Is 33:8).

Em contrapartida, o Senhor dá o diagnóstico: a morte do justo está relacionada com a injustiça (v. 1b). As traduções modernas e os comentaristas se dividem com respeito a essa relação; “[…] sem que ninguém veja que sob os golpes da maldade o justo é ceifado” (Is 57:1, Tradução Ecumênica Brasileira). Por esse prisma, o resultado da ação maléfica de um povo rebelde seria a morte dos justos [3]. Mas outras versões dizem que os justos são levados prematuramente à morte para não sofrerem o mal (Almeida Revista e Atualizada; Nova Versão Internacional) [4]. Seja como for, a maldade era a causa da morte dos fiéis.

Todavia, isso não dá razão ao desespero, porque a morte do justo antecipa sua recompensa dada por Deus (v.2). As escolhas que dignificam a Deus não se fazem em vão. Aqueles que se colocam ao lado de Deus nessa vida podem até descansar no sono do pó, entretanto, acordarão na luz da volta do Senhor Jesus.

II – A vida do injusto: morrer em Cristo é infinitamente mais louvável do que viver sem Ele. Para deixá-lo claro, Deus convoca os rebeldes (vv. 3-4). O povo zombava de pessoas que Deus considerava muito mais dignas do que eles (vv.1-2) [5]. Portanto, faz-se necessário que eles se vejam não aos seus próprios olhos, mas como Deus os vê.

Deus revisa os atos idólatras (vv. 5-10) “[…] O paganismo sempre esteve ligado ao animismo, isto é, com a crença que objetos ou lugares encarnavam a presença de espíritos.” [6] Assim, temos explicação para a menção de elementos como “terebintos”, “árvores frondosas”, “fendas de penhascos”, “pedras lisas”, entre outros.

Um teólogo afirmou: “[…] As diversificadas e imperfeitamente desenvolvidas ideias do supremo ser que prevalecem entre os homens são levadas em conta da melhor forma como falsas interpretações e percepções de uma convicção intuitiva comum a todos”, isto é, o conceito universal de que existe um Deus a ser adorado [7]. Faz sentido, portanto, que o homem, ser naturalmente religioso, quando se recusa a servir a Deus, precise adorar outra coisa em Seu lugar.

Fazendo desse modo, apesar da luz que possui,torna-se culpado diante de Deus. E Deus julga os atos pecaminosos (vv. 11-13). Os ídolos se mostrariam inúteis na hora do desespero. No caso de Israel, os deuses não impediriam que a nação fosse levada ao cativeiro na Babilônia. Hoje, se depositarmos nossas esperanças definitivas em qualquer coisa fora de Deus, sofremos decepção, revezes e fracasso.

III – A proposta de Deus para a nossa vida: Faz diferença adorar corretamente o Deus das Escrituras! No verso 14 “exorta-se com entusiasmo [Israel] ao regresso” [8]. Um Ser de amor, Criador e Regente do Universo, apela às suas criaturas para se voltarem a Ele.

Devemos reconhecer a singularidade divina (vv. 14-15). O pensador reformado Francis Schaeffer afirma que sempre houve deuses de dois tipos: infinitos (como no Oriente) ou pessoais (como no Ocidente). O Deus da Bíblia é Singular, sendo o Único que é Infinito-Pessoal [9]. O verso 15 é a demonstração precisa do que Schaeffer conceituou [10].

“Com efeito, a primeira coisa que ressalta na mensagem é a concepção de Javé como transcendente e sublime, mas que, por isso mesmo, é capaz de atender os daqui de baixo. […] no nível de ‘o alto’ se associam a eternidade e a sacralidade de Javé; no nível de ‘o baixo’, os triturados. O único verbo ativo neste v. 15 é o de ‘vivificar’, repetido duas vezes, que é precisamente a vontade desse Javé que habita tão alto.”[11]Essa condescendência divina é um verdadeiro milagre [12]!

Além de reconhecer a Deus, devemos buscar a misericórdia divina (vv.16-17). Apesar de permitir que Israel (e mesmo nós) colhesse os frutos de suas escolhas erradas, Deus não reteria deles Sua misericórdia para sempre. Grande é a compaixão de nosso Deus! Logo, devemos experimentar a restauração divina (vv. 18-19), que está ao nosso alcance. Deus prometeu dar a paz (shalom) para seu povo, o que envolve muito mais do que mera ausência de conflito: o Senhor quer devolver a nós a vida abençoada e harmoniosa que havia antes de o pecado trazer a ruptura entre os homens e Deus (Is 59:2).

Para tomarmos sabiamente a nossa decisão, devemos ter diante de nós as consequências da rejeição a Deus (vv. 20-21). Os perversos não possuem paz. Vivem agitados como o mar. Por mais que vivam e adquiram bens e possuam renome, não vivem satisfeitos, porque sua natureza incompleta reclama por aquilo que pode trazer vida à vida: a presença do Deus verdadeiro. Por Ele, importa viver e morrer, na certeza de que, em todo caso, a nossa vida está guardada em Cristo (Cl 3:3).

[1]Albert Camus, A queda (tradução de Valerie Rumjarek; Rio de Janeiro, RJ: Editora Record, s/d), p. 28.
[2]L. Alonso Schökel e J.L. Sicre Diaz, Profetas I: Isaías-Jeremias (São Paulo, SP: Paulus, 1988), p. 362.
[3]J. Ridderbos, Isaías: Introdução e comentário (São Paulo, SP: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 2006), 2a impressão da 2a edição, p. 464.
[4] S.J. Schwantes, O profeta do Evangelho: comentário sobre o livro de Isaías (Engenheiro Coelho, SP: Gráfica da União Central Brasileira, 1999), p. 148.
[5]J. Ridderbos,idem, p. 465.
[6] S.J. Schwantes, Idém.
[7] Augustus Hopkins Strong, Teologia Sistemática (São Paulo, SP: Hagnos, 2003), vol I, p. 100.
[8] J. Severino Croatto, Isaías: a palavra profética e sua releitura hermenêutica, vol. III: 56-66: a utopia da nova criação (Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002), p. 71.
[9] Francis Schaeffer, A morte da razão (São Paulo, SP:Aliança Bíblica Universitária do Brasil; São José dos Campos, SP: Editora Fiel da Missão Evangélica, 1989), 5a ed., p. 24.
[10] Outro exemplo bíblico se acha em Dn. 2:28, que apresenta a Deus como estando dos Céus, mas nem por isso impossibilitado de se comunicar através da revelação. Os exemplos são de minha responsabilidade, uma vez que Schaeffer não alude a nenhum verso bíblico específico.
[11]Idem, p. 72-73.
[12]J. Ridderbos, opus citada, p. 469.

22 comentários:

Anônimo disse...

Nome:Leonardo 8 °ano
Resumo
Deus nos dá grande importância tanto vivos como mortos. temos com ele um grande legado. O senhor promete que o mundo voltará a ser como no princípio sem guerras, catástrofes... Deus sempre tem misericórdia do seu povo, esse é o Deus verdadeiro, que está sempre presente em nossas vidas, nos encorajando com seu amor e dando um significado especial para cada dia que inicia.
Avaliação:
O texto apresentado trás grande mensagem sobre Deus. Concluímos que Deus sempre terá misericórdia de seu povo. Demos aceitá-lo em vida. Onde quer que estejamos o amor de Deus sempre estará conosco. É preciso acreditar na palavra de Deus, e procurar viver no dia-a-dia de acordo com os seus ensinamentos. É isso que Deus nos pede.
Opinião:
Esse texto de reflexão, tem linguagem formal, porém mostra a diferença em crer em um Deus vivo, presente em nós, o que difere muito de outros Deuses da crença popular, ou feitos pelo homem. Nosso Deus é único é fiel um Deus que tudo pode fazer por aqueles que crêem, é essa fé no salvador que nos anima e nos encoraja a seguirmos seu caminho, mesmo com muitos obstáculos.

Isabelle Ziemer 8ºano A disse...

Resumo: No começo deu a entender que muitas pessoas dão valor "aparentemente" a você quando morre, por causa do velório onde a família de reúne para um ultimo momento, mas Deus está com você todos os momentos.
Avaliação:Está meio confuso o final onde relata o nome de autores acho, mas o resto está perfeito.
Opinião: Minha opinião é que o texto está bem legal e bom de resumir, bom de entender e legal.

Anônimo disse...

Muitas pessoas dão carinho e afeto para outras só depois da morte. Mas Deus nos valoriza enquanto estamos vivos. A respeito da morte, Deus prefere que estejamos mortos nEle do que vivos e sem Ele. Afinal de contas somos naturalmente religiosos, se não adoramos a Deus precisamos adorar outra coisa em seu lugar.
Isso nos ensina que Deus é fundamental para nossa vida.
Achei que o texto está bem escrito, e tem vários trechos de outros escritores também, o que é importante para demonstrar a verdade durante a leitura. Acho uma pena que esta realidade sobre a vida e a morte exista, mas é sempre bom lembrar que Deus se importa com a nossa vida.

Aluna Victória Vidal de Almeida. 8ºAno

Matheus Wipprich disse...

Deveríamos valorizar mais o ser humano em vida. São inúteis todas as homenagens a quem deixou esta vida. Em nada mais podemos ajudá-lo e, tão menos, ser ajudados por esta pessoa. Porém, acredito que toda esta honraria também se deve à saudade, ao remorso, à sensação de perda e, bem menos, a nos livrarmos de uma obrigação.

Estamos condenados à morte por causa do nosso pecado. Porém, os justos, ou justificados pela fé em Cristo, encontram, após a morte a paz, a ressurreição e vida eterna! Deus deixa claro que conhece tudo o que fazemos. Nada podemos esconder! Serão condenados os que não se arrependerem e voltarem para Ele.

Por mais correta e repleta de boas obras que seja a vida de uma pessoa, sem Cristo, a sentença é a morte eterna. E não há recurso! Nos versos 18 e 19 de Is.57, Deus nos lembra que, a sua ira não dura para sempre e que, apesar da nossa iniquidade, dará orientação, consolo, paz e cura do pecado a todos que quiserem (aceitarem Jesus). Mas os maus desprezarão isto!

Anônimo disse...

Resumo: Nós valorizamos mais as pessoas quando mortas, na maioria das vezes no enterro, velório, no ultimo momento em que poderemos vê-la. Deveríamos valorizar mais as pessoas quando vivas, quando podemos ficar junto com elas. Só as pessoas, porque deus vai estar sempre com a gente, desde quando nascemos até a nossa morte.
E Ele decide o que é melhor para nós por isso as vezes, morremos antes do que queríamos, mas, podemos ter certeza que Deus está preparando um lugar bem bonito para nós.
Avaliação: O texto esta muito legal, mas, em alguns pontos fica confuso. Porém, não é difícil entende-lo.
Opinião: Muito bom, poderia ficar diferente o final que é meio difícil de entender o que se trata. Com este texto podemos entender mais sobre o assunto e tirar nossas dúvidas.

Nathalia C. Santos. 8ºano A

Anônimo disse...

Nome: Thiago 8°ano
Resumo: Não importa se estamos vivos ou mortos Deus nos dá uma enorme importância. Deus promete que o mundo voltará ser como era antes sem guerras e mortes. Deus tem misericórdia de nós, esse é o Deus verdadeiro, se alguém precisa dele ele sempre esta presente em nossas vidas, dando uma justificação especial para cada dia.
Avaliação: Temos que aceitar Deus em toda a nossa vida. Onde que estejamos Deus sempre trará o seu amor a nós. É preciso acreditar em tudo que Deus fala, e procurar a agradecer a Deus por cada dia que ele nos da. Conclui que Deus sempre terá misericórdia de nossa vida. Isso é o que Deus com certeza planejou para todas as pessoas.
Opinião: Eu gostei muito desse texto, porque fala que Deus nos ama,que Deus é verdadeiro, e tudo isso é verdade. Porque sem Deus não somos nada , sempre temos que crer em Deus ...

Anônimo disse...

Isabelle N. Curvello 8° ano
Resumo:
Para Deus somos importantes sempre! E por sermos tão importantes para ele, ele nos promete a vida “Eterna”. Precisamos conhecer o Deus “verdadeiro” e sermos fiéis a ele durante nossa vida. Quando conhecemos o amor de Deus e passamos a cumprir seus mandamentos somos protegidos e amados por ele tanto na vida como na nossa morte! A morte é uma consequência do pecado... mas ao lado do salvador ela não existe.
Avaliação:
A mensagem do texto ressalta que: quem anda com Deus descobre o verdadeiro sentido da vida. Viver ao lado de Jesus é o passaporte para uma vida justa e feliz. Deus nos ama e nos protege de todo mal e da morte. A morte é a triste realidade da consequência natural do pecado. Mas Jesus Cristo nos promete algo muito maior que a vida que temos hoje, ele nos promete a vida eterna.
Opinião:
O texto acima citado mostra claramente que se aceitarmos Jesus como nosso salvador nossa vida será cheia de paz, saúde e bênçãos, seremos pessoas felizes e preparadas para a morte, pois a vida que ele nos promete é maior que tudo que já vimos ou vivemos... é uma vida eterna. Viver ao lado de Deus é a única maneira de vivermos uma vida justa e feliz ao lado de nossos irmãos.

Anônimo disse...

Deus dá importância para os vivos e para os mortos, os justos que morrem com Cristo são os que estão mais perto da vida eterna, e os injustos são chamados por Deus para viverem com Ele, algumas vezes os justos morrem por causa dos injustos. Deus quer que todos sejamos justos para termos a vida eterna e moremos com Ele, essa é sua proposta para nós, os que o rejeitam são infelizes e nunca alcançam a satisfação pessoal.

O texto apresenta linguagem formal, mas fácil de entender, apresenta a bibliografia e mostra passagens bíblicas, fala dos autores que são citados no texto e o que escreveram o texto não apresenta pontos fracos e é bem explicativo e dá muitos exemplos.

O texto é muito interessante e fala sobre o que devemos fazer para termos a vida eterna, o que Deus quer para nós e algumas consequências dos nossos atos, eu gostei sobre o que fala dos justos e que os justos que morrem mais cedo na verdade estão mais perto da vida eterna, os injustos que têm outros deuses estão desprotegidos já que este tipos de deus e inútil e não irá ajudar nos momentos de desespero como o Deus verdadeiro.

Júlia Carolina 8º A

Anônimo disse...

Muitas pessoas hoje em dia valorizam as outras mais após a morte do que durante a própria vida. Entretanto Deus nos valoriza tanto na vida, quando podemos adorar a Ele, quanto na morte, quando iremos estar juto com Ele. Para Deus é mais preciosa a morte de um dos seus adoradores, do que a vida de uma pessoa que não se importa com Ele. A morte do justo está relacionada com a injustiça. Por isso devemos manter um compromisso com Deus e quer morramos mais cedo ou mais tarde, devemos valorizar o amor que Ele tem por nós.

O texto no geral está bom. No inicio nos dá uma visão de como está a situação hoje em dia, e afirma que o Senhor espera ver um compromisso de nossa parte com Ele. Está fácil de entender, mostra as referências, que são muitas, o que indica que o texto foi bem pesquisado, e apresenta muitos exemplos explicativos. No geral não deu para perceber nenhum ponto fraco.

Eu me identifico com essa situação, a de ver pessoas sendo valorizadas muito mais após a morte. O texto afirma que Deus sempre nos valoriza e também nos ama muito e se compromete conosco, o que é a pura verdade. Gostei muito do texto porque mesmo já tendo ouvido que Deus se importa conosco e nos valoriza, depois de ter lido por este ângulo, dá muito mais impacto.

Lucas Riccio 8°ano A

Anônimo disse...

Muitas pessoas hoje em dia valorizam as outras mais após a morte do que durante a própria vida. Entretanto Deus nos valoriza tanto na vida, quando podemos adorar a Ele, quanto na morte, quando iremos estar juto com Ele. Para Deus é mais preciosa a morte de um dos seus adoradores, do que a vida de uma pessoa que não se importa com Ele. A morte do justo está relacionada com a injustiça. Por isso devemos manter um compromisso com Deus e quer morramos mais cedo ou mais tarde, devemos valorizar o amor que Ele tem por nós.

O texto no geral está bom. No inicio nos dá uma visão de como está a situação hoje em dia, e afirma que o Senhor espera ver um compromisso de nossa parte com Ele. Está fácil de entender, mostra as referências, que são muitas, o que indica que o texto foi bem pesquisado, e apresenta muitos exemplos explicativos. No geral não deu para perceber nenhum ponto fraco.

Eu me identifico com essa situação, a de ver pessoas sendo valorizadas muito mais após a morte. O texto afirma que Deus sempre nos valoriza e também nos ama muito e se compromete conosco, o que é a pura verdade. Gostei muito do texto porque mesmo já tendo ouvido que Deus se importa conosco e nos valoriza, depois de ter lido por este ângulo, dá muito mais impacto.

Lucas Riccio 8°ano A

Anônimo disse...

Ana Carolina- 8º ano A.
Resumo:
O texto é uma realidade, as famílias não se encontram, não conversam entre si, mas quando alguém da família morre, todos eles se encontram. Isso nos dá a entender que as pessoas não dão valor as outras enquanto elas estão vivas, só depois que morrem que eles sentem falta, mas Deus não, Deus está conosco tanto na vida quanto na morte.
Avaliação:
O texto foi muito bem escrito, é um assunto interessante, é facil de resumir, é facil de interpretar, só confunde um pouco em algumas partes. Com esse texto, podemos concluir que Deus nos ama acima de tudo.
Opinião:
Eu achei esse texto facil de entender, com bastante informações, um texto interessante, porque nos faz refletir e dar mais valor ás pessoas que a gente tem em nossa volta antes que seja tarde demais.

Anônimo disse...

Ana Carolina- 8º ano A.
Resumo:
O texto é uma realidade, as famílias não se encontram, não conversam entre si, mas quando alguém da família morre, todos eles se encontram. Isso nos dá a entender que as pessoas não dão valor as outras enquanto elas estão vivas, só depois que morrem que eles sentem falta, mas Deus não, Deus está conosco tanto na vida quanto na morte.
Avaliação:
O texto foi muito bem escrito, é um assunto interessante, é facil de resumir, é facil de interpretar, só confunde um pouco em algumas partes. Com esse texto, podemos concluir que Deus nos ama acima de tudo.
Opinião:
Eu achei esse texto facil de entender, com bastante informações, um texto interessante, porque nos faz refletir e dar mais valor ás pessoas que a gente tem em nossa volta antes que seja tarde demais.

Anônimo disse...

Deus se compromete com nós , e quer que nós também nos comprometa com ele, pois ele se importa com nós. Quer que nós tenhamos fé nele e que sejamos pessoas de bem. Porem, no nosso mundo os homens de bem não são devidamente valorizados, mas receberão sua recompensa assim que Deus voltar.

Um texto bom, sobre o amor de Deus por todos nós, com boa explicação do que o texto quer passar e boas referencias. Mostra que se escolhermos o caminho de Deus teremos boas coisas.

Gostei muito do texto, e realmente é isso que está acontecendo hoje em dia. E por isso temos que ter fé em Deus, nosso salvador, e temos que arrepender-se dos pecados, pois Deus deixo que escolhêssemos entre o caminho do bem ou do mal.

Aghata Calicci 8°A

Anônimo disse...

Deus se compromete com nós , e quer que nós também nos comprometa com ele, pois ele se importa com nós. Quer que nós tenhamos fé nele e que sejamos pessoas de bem. Porem, no nosso mundo os homens de bem não são devidamente valorizados, mas receberão sua recompensa assim que Deus voltar.

Um texto bom, sobre o amor de Deus por todos nós, com boa explicação do que o texto quer passar e boas referencias. Mostra que se escolhermos o caminho de Deus teremos boas coisas.

Gostei muito do texto, e realmente é isso que está acontecendo hoje em dia. E por isso temos que ter fé em Deus, nosso salvador, e temos que arrepender-se dos pecados, pois Deus deixo que escolhêssemos entre o caminho do bem ou do mal.

Aghata Calicci 8°A

Anônimo disse...

Resumo: Há muita gente que só da valor para pessoas depois que morrem, e quando a pessoa esta vida ninguém conversa, ninguém da carinho e muito menos demonstra compaixão, como diz aquele ditado “só da valor depois que perde”. Mas o caso é Deus da valor para todas as pessoas, em todas as horas, vivas ou mortas. E é o que devemos fazer... da valor, demonstrar carinho e amor para as pessoas quando elas estão vivas ainda.

Avaliação: Texto ótimo, pouco confuso, mas da pra entender sim e com um assunto bom também.

Opinião: Achei o texto bom, mesmo ele estando bem confuso no final, o assunto tratado é ótimo também, eu acho mesmo que as pessoas devem ser valorizadas mais durante a vida dela e não depois da morte, pois quando morta ela não vai poder ver e nós muito menos ajuda-la. E pessoas muitas vezes nem ligam pra existência de uma pessoa, mas quando ela morre ou acontece alguma coisa ela vai toda sentida falando que sente saudade, e como já citei o ditado “só da valor depois que perde”, enfim, essa é minha opinião.

Déborah 8 ano A

Anônimo disse...

Na primeira parte do texto ele comenta por que quando uma pessoa morre damos mais atenção a ela do que os vivos? É simples e óbvio porque com os mortos não temos mais responsabilidades nenhuma pois é só naquele momento do enterro e nunca mais vai te incomodar com nada por que essa pessoa vai estar morta. Ele também escreve no primeiro tópico que quando uma pessoa Justa morre passa despercebida pelos olhos humanos no segundo ele fala da morte dos injusto Deus convoca só os rebeldes porque é eles que precisam de ajuda e não os que já estão com cristo e no terceiro tópico ele fala que Deus quer dar vida eterna e salvação para aqueles que acreditam nele, uma curiosidade no texto é que ele fala que no ocidente e oriente Deus é plural para eles mas o Deus da Bíblia é singular.
O texto é muito bom ele mostra uma grande e alta avaliação da vida real e tira a duvida de diversas pessoas.
A minha opinião é bem simples e resumo em uma palavra é “informativo” .

Erich Grünfeld Filho 8º ano A

Anônimo disse...

Vitor 8 ano
Este texto revela a grande e maldosa morte e ele separa isso em três tópicos : Morte do Justo quando ele morre nesse tempo que vivemos ela passa certamente despercebido por toda a sociedade em que vive, morte do injusto no tempo que vivemos tem muito idolatria de santos e ídolos e ofereces que Deus não se agrada, A proposta de Deus em nossa vida ele oferece vários benefícios e ele é o melhor caminho que o texto fala.
Avaliação: aspecto Forte mostra aonde se encontra na bíblia para o texto ficar mais complexo.
Aspecto fraco deveria ter mas testemunhos para que mais pessoas possa acreditar.
Opinião : Esse texto resume bastante o dia dia das pessoas de hoje em dia também quando vamos tomar alguma decisão importante devemos primeiramente consultar a Deus e devemos respeitá-lo pois colocou a vida pode muito bem tirar.

Anônimo disse...

Diz que aos olhos de Deus os homens de bem nao sao valoizados como deveriam,enquanto os homens da sociedade moderna acreditam que acumulando bens e popularidade estao no auge da vida.
A morte dos justos e causada pelas injunticas dos injustos atravez de suas acoes de rebeldia diante de Deus.Como..Preferem trocar cultos e palavras de amor e fe por coisas mundanas.E que a morte dos injustos vai ser direto para o inferno.
Algumas igrejas pregam que a vaidade nao segue as normas da biblia.Acredito que essas acoes nao interfiram na itencidade de nossa fe.(crenca).

Minha opiniao e que antes de morrer nao nos importamos tanto as pessoas ao nosso redor, nao ajudamos tanto quanto poderiamos e depois que morrem nos sentimos culpados peoo que deixamos de fazer isso acontesse com pessoas mais proximas mais Deus cuida o tanto que pode com pessoas mais proximas quanto distanciadas dele. Ele ajuda ate o ponto, o ponto que essas pessoas distanciadas deixam literalmente de aceitar a ajuda do senhor e infelizmente caiem no mais profundo abismo.

Fernanda Cristine Ferreira 8 ano A

Anônimo disse...

Resumo: Nunca devemos nos sentir desvalorizados, porque nós sempre teremos valor para a pessoa que realmente importa: Deus. Deus sempre vai querer nos abençoar e nos proteger, ele sempre vai querer nos ver felizes. Mas, isso depende de nós, porque nós decidimos se iremos habitar com ele após da morte ou se ficaremos sós. Pessoas que fazem o mal, não podem entrar no reino de Deus, temos que nos arrepender, e ele ira nos dar uma segunda chance, só nos resta aproveitar. Todos temos um valor muito importante para Deus, o amor dele é eterno.

Avaliação: É um texto muito bom e realmente verdadeiro, muito bem escrito e com frases muito boas e interessantes.

Opinião: Eu achei muito interessante, é um assunto bonito, aborda vários pontos. É um bom texto, com muitos fatos e alguns versos bíblicos. Muita informação importante, um texto claro, e bem feito.


Lara S. Nascimento
8° ano A

Anônimo disse...

O texto “Vida e morte daqueles que conhecem o Deus verdadeiro” fala que, quem acredita no verdadeiro Deus morre pelos pecados dos infiéis, fala também que a morte dos fieis é uma recompensa dada por Deus. Deus prefere que uma pessoa morra para ficar perto dEle do que uma pessoa viva e siga os caminhos errados. O Deus da bíblia e único, porque só ele pode nos dar a vida, e ele sempre nos perdoa quando erramos.
O texto comenta que mesmo amando e respeitando a Deus, não devemos idolatrar ídolos e imagens, pois mancham este amor e respeito por Ele esses atos são julgados como atos pecaminosos. O texto é muito bom, pois explica que devemos entender a vontade de Deus, pois mesmo as pessoas boas morrerão e que a recompensa prometida por Deus está além da vida na terra.
Hoje as pessoas preferem à vida mundana, sem buscar a palavra de Deus, pois quando uma pessoa boa morre, as pessoas julgam Deus como injusto, por não entenderem que a morte é uma recompensa de Deus. As pessoas se preocupam muito com a justiça e não com a vontade de Deus. A mensagem de Deus é boa, devemos lê-la, estuda-la e segui-la, e sempre fazer o bem, pois a única recompensa que realmente é valiosa é a de Deus.
Larissa Helena dos Santos
8°ano A

Anônimo disse...

Mariane Rodrigues Graciano 8º ano A

Existem pessoas, que só são valorizadas depois de sua morte, sendo elas pecadoras ou não, as pessoas vão tratar elas da mesma forma. Mas Deus vê as coisas diferentes, ele vê a vida da pessoa e se ela foi fiel ou não aos seus mandamentos. E temos certeza que se tivermos uma boa vida ao lado de Deus, após a morte virá a vida eterna ao lado Dele.

Achei o texto bem feito, com muita informação realista, e aparentemente, com as referências, foi bem pesquisado. Mas também o achei um pouco desorganizado, por isso demorei um pouco mais para entender. Mas está muito bom, e com certeza esse texto vai ajudar muita gente a melhorar a vida e se voltar para Deus.

Aprendi que tenho que dar valor as coisas de Deus, ainda criança, e que se eu seguir o caminho oposto, obviamente as consequências não serão tão agradáveis, e que se arrepender no leito da morte, só ajuda, mas não resolve. E se eu quiser ter alguém do meu lado no mundo perfeito que Deus vai nos levar, eu tenho que ajudar essa pessoa a seguir Seu caminho.

Anônimo disse...

Mariane Rodrigues Graciano 8º ano A

Existem pessoas, que só são valorizadas depois de sua morte, sendo elas pecadoras ou não, as pessoas vão tratar elas da mesma forma. Mas Deus vê as coisas diferentes, ele vê a vida da pessoa e se ela foi fiel ou não aos seus mandamentos. E temos certeza que se tivermos uma boa vida ao lado de Deus, após a morte virá a vida eterna ao lado Dele.

Achei o texto bem feito, com muita informação realista, e aparentemente, com as referências, foi bem pesquisado. Mas também o achei um pouco desorganizado, por isso demorei um pouco mais para entender. Mas está muito bom, e com certeza esse texto vai ajudar muita gente a melhorar a vida e se voltar para Deus.

Aprendi que tenho que dar valor as coisas de Deus, ainda criança, e que se eu seguir o caminho oposto, obviamente as consequências não serão tão agradáveis, e que se arrepender no leito da morte, só ajuda, mas não resolve. E se eu quiser ter alguém do meu lado no mundo perfeito que Deus vai nos levar, eu tenho que ajudar essa pessoa a seguir Seu caminho.