terça-feira, 27 de julho de 2010

A ÚLTIMA PARADA

O local da tragédia: torre de babel hodierna

O que seria uma festa tornou-se tragédia. Durante a Love Parade, a maior festa de música eletrônica do mundo, um tumulto coletivo causou a morte de pelo menos 20 pessoas e feriu mais de 500 outras. O festival aconteceu na cidade alemã de Duisburg, no último sábado.

O portal R7 informou ter ocorrido um “surto coletivo” próximo ao palco principal, em um túnel. [1] Numa versão hodierna da torre de babel, pessoas desesperadas pediam socorro em diversos idiomas, enquanto se pisoteavam no túnel. O jornal El país, ao comentar um vídeo feito por vítimas a partir de um celular, apurou que “o aborrecimento com as autoridades, as quais descartaram que a falta de saídas, de espaço e ar causaram um ambiente de terror, constituiu o tom geral dos comentários feitos em redes sociais e dos testemunhos recolhidos” pelo próprio jornal. [2]

De fato, cresce a pressão sobre autoridades e organizadores do evento, de tal maneira que já se decidiu: a fatalidade se tornou a última edição da festa começada em 1989. Não haverá mais a Love Parade. [3]

A forma como se divulgaram as notícias foi outro fator que desagradou a população alemã. Especialmente a veiculação de fotos das vítimas, feitas pelo jornal Bild. [4] Parece que o impacto dos fatos e a comoção causada já foram suficientemente dolorosos, sem a necessidade do sensacionalismo peculiar à mídia.

Festas gigantescas que atraem pessoas de diversos lugares têm se tornado prática comum em centros urbanos ou locais abertos de fácil acesso. Em muitos casos, não há preocupação com a estrutura do evento, especialmente no quesito segurança. Ao mesmo tempo, fica a dúvida sobre o que teria causado o pânico em Duisburg: teria a própria música contribuído para o clima de histeria? Resta que as autoridades alemãs apurem o ocorrido, e novas informações venham à tona.

Num mundo que se entrega sofregamente ao prazer inconsequente, tragédias semelhantes à vista na Love Parade revelam a fragilidade tanto da vida humana quanto dos objetivos de uma geração intoxicada com diversão, orgia e escapismo. Infelizmente, para muitos daqueles que afluiram para Duisburg no último sábado, aquela foi sua última parada.


[1] Número de mortos em festival alemão sobe para 20, disponível em http://noticias.r7.com/internacional/noticias/numero-de-mortos-em-festival-alemao-sobe-para-20-20100726.html .
[2] Anna-Maria Holain, Gritar socorro en varios idiomas, disponível em http://www.elpais.com/articulo/internacional/Gritar/socorro/varios/idiomas/elpepuint/20100726elpepuint_1/Tes .
[3] Sobe para 20 número de mortos no Love Parade da Alemanha, disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,sobe-para-20-numero-de-mortos-no-love-parade-da-alemanha,586290,0.htm .
[4] Abordagem da imprensa na tragédia de Duisburg gera críticas, diposnível em http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/abordagem-da-imprensa-na-tragedia-de-duisburg-gera-criticas.html .

20 comentários:

Anônimo disse...

As pessoas hoje em dia só querem saber de festar. Vão para festas e não se preocupam com nada. Infelizmente acontece muito acidente assim, fora quando as pessoas bebem e saem dirigindo e matam outras pessoas inocentes atropeladas. O mundo hoje mudou muito e cada vez mas é para piorar. Infelizmente é assim.
Laryssa A.

Anônimo disse...

Na maioria de festas, shows, baladas, alguém sempre saí prejudicado. Algo deve ter iniciado o tumulto na Love Parade, mas pensando em outros shows que não teriam razão para tumulto e pancadaria, se todos tivessem consciência, fossem para se divertir, curtir o momento, com certeza nada de ruim aconteceria. Um grande outro problema com multidões são os estádios de futebol, sempre acaba com histórias em jornais falando das desgraças que acontecem. O melhor a fazer nesses eventos se alguém provoca, empurra ou qualquer outra coisa, é ignorar e ir para o outro lado por exemplo, ou você pode sair realmente machucado do lugar. Existem eventos que são bem programados, com vários seguranças onde pode não haver brigas, são os mais seguros, mas é claro que sempre ocorrem os riscos. As pessoas hoje em dia não pensam mais no que fazem, estou falando no geral, tanto para festas como para a sua própria vida, se pensassem antes de brigar com os outros e se autodestruir, tudo seria melhor, o mundo seria melhor !

Beatriz Dale .

Anônimo disse...

Infelizmente já estamos acostumados com notícias desse tipo. Em festas como essa, de música eletrônica, geralmente o consumo de bebidas alcoólicas e drogas são liberados. Isso contribui de certa forma para que tragédias como essas ocorram. A maioria das pessoas ficam alteradas, e acabam arranjando briga, ou gerando tumulto, e ocorre isso que ocorreu no Love Parade. Em minha opinião, o consumo de bebidas alcoólicas e qualquer tipo de droga em eventos como esse deveria ser proibido. As pessoas teriam consciência do que estão fazendo, e diminuiria um pouco esse tipo de tragédia.

Joyce C.

Anônimo disse...

Como o próprio nome diz: A ULTIMA PARADA. Para algumas pessoas foi a última parada na alemanha na cidade de Duisburg, um evento muito grande com pouca estrutura daí vem a tragédia, drogas, orgias, bebidas, os jovens hoje em dia estão aceitando qualquer aventura inclusive essa diversão fácil... Infelizmente o que era pra ser diversão se tranfomou em tragédia nessa festa. Deveria ser proibido festas eletrônicas com certo tipo de consumo (alcool e drogas).

Jéssica Aguiar (9º Ano)

Gabriel Gatti disse...

Bem, já é de costume meu escutar, ver e ler apenas desgraça nos telejornais, jornais, rádios, etc. As pessoas não hoje em dia não pensam mais em viver, só pensam apenas em querer curtir a vida, em ter liberdade, só que ela não sabem o quanto essa certa liberdade pode custar. O mundo está completamente perdido, vive em pecado dia e noite, tem aqueles que vão ser salvos desse mundo por sempre serem fiéis e pedirem perdão dos seus pecados com sinceridade sempre tentando não cometer mais o mesmo pecado sempre, mas tem aqueles que são inocentes de certa forma e ao mesmo tempo não, pois não se preocupam com nada, apenas querem festa, bebidas, drogas, entre outros. O mundo todo hoje em dia anda precisando de uma pessoa que sempre está disposta a mandar vitória que é Jesus, Ele quer ver-nos bem, não quer desgraça para nós, mas a gente tem que dar o nosso melhor também. Então por isso enquanto as pessoas nao se conscientizarem que a verdadeira liberdade está em Cristo e não no mundo, pois a liberdade do mundo é ao mesmo tempo a nossa prisão no inferno, que é o lugar que a gente vai se nós não pedirmos perdão e se arrepender dos nossos pecados.

Gabriel Gatti (9º ano).

Anônimo disse...

Bom hoje em dia não é de admirar ver pessoas, na suas maiorias jovens, saindo de festas bêbadas ou drogadas que acabam matando pessoas inocentes. “Festas gigantescas que atraem pessoas de diversos lugares têm se tornado prática comum em centros urbanos ou locais abertos de fácil acesso. Em muitos casos, não há preocupação com a estrutura do evento, especialmente no quesito segurança.” Concordo com este trecho, sempre tem festas em lugares perigosos que muitas vezes os jovens não se interessam em saber como é o local e então no final acaba ocorrendo uma tragédia, e nessas festas não importa o local ou se tem segurança sempre vai rolar o uso de drogas. Em minha opinião, eu acho uma pena esses jovens que acham que estão se divertindo e no final acabam matando ou morrendo por não estarem em boas condições.

Daniela B. 9ºano

Anônimo disse...

As pessoas deveriam se preocupar o lugar e a quantidade de gente, pois isso contribuiu para o desabamento do túnel. Como pode acontecer em qualquer festa ou balada, por isso devemos se preocupar qual lugar ir.
Afifeh

Anônimo disse...

A vida de hoje é assim mesmo, muitas festas, bebidas e acidentes!A cada ano vem crescendo o numero de mortes, por causa do alcool,pessoas vao em festas bebem de mais, e nao podem chamar um taxi, porque preferem a riscar a sua propria vida na estrada,e ferindo a voce mesmo e a quem atropelou, porque em muitos acidentes é assim, mas fazer o que as pessoas que tomem consiencia antes que seja tarde de mais.

Lisandra Cevinscki Machado - 9ºano

Anônimo disse...

Bom, na minha opinião, eu achei que muitos deles estavam errados em ir, mais como alguém iria imaginar, que isso iria acontecer?
isso é uma pergunta que as vezes não se tem respostas concretas..
tragédias, e mais tragédias acontecem no dia-a-dia, mais as gente tem que escolher aonde vamos e com quem vamos, e o principal, o que estarmos conciente, do que vamos fazer.
Essa é a minha opinião, espero que goste!

Thayanara de Oliveira - 9° ano

Anônimo disse...

Muitas pessoas não querem saber se vão ter consequências sobre seus atos,como foi colocado no texto sobre essa festa (Love Parede).
Os jovens de hoje querem só festas,bebidas,drogas etc..e com isso muitas vezes podem até estragar suas vidas!.
O mundo pode até ser MUITO bom,mais as vezes não vale apena.

Raquel Patricia Hevia batista!
9*ano

Anônimo disse...

Falta de organização,drogas e bebidas alcoolicas liberadas, em eventos que levam jovens há um clima de histeria, e os mesmos que não pensam nas consequencias de seus atos, são os primeiros,e poderia se dizer, únicos, motivos para tais acidentes.
Devemos, até pela nossa pouca idade, nossa condição humana que é limitada, dependente (do Senhor), e inconsequente, pedir á Deus sabedoria e sua orientação para que saibamos escolher e discenir. Assim, não iremos a lugares que não agradam a Deus, e com pessoas que não procuram fazer o mesmo.
E lembremos. As alegrias do mundo são momentâneas. Mais em Deus encontramos nossa verdadeira alegria, nossa felicidade, que será eterna ! O que Ele tem preparado para nós é bem maior que qualquer festa, shows, eventos desse mundo.
O melhor de DEUS ainda está por vir.

Larissa Ocker 9º ano

Anônimo disse...

é estamos acostumados com noticias desse tipo ,e hoje em dia é assim muitas festas,bebidas ,drogas ,orgia,tudo liberado e sempre tem um que sai muito prejudicados.Como tem muitos Show com pancadarias,brigas,drogas, conseqüências tipo morte,so que muitos não vão para se divertir ,vão para acabar com a alegria dos outros ,vão com o pensamento dizendo a eu vou fazer ninguém ta vendo mesmo não vai da nada. A maioria das pessoas ficam alteradas, e acabam arranjando briga, ou gerando tumulto, e ocorre isso que ocorreu no Love Parade. Também acho que deveria ser proibido ,consumo de bebidas alcoólicas evitaria muitas coisas

Angélica 9 ano

Anônimo disse...

Realmente a coisa ta muito critica hoje em dia. festas, bebibas, drogas etc.. tem levado a população do planeta a mediocridade. com certeza não é apenas la que acontece coisas desse tipo. como mutios ja citaram, quando ligamos uma tv, um radio, ou alguma pagina de noticias na Web. só vemos DESGRAÇAS. não só na qestao de assasinatos ou furtos. a questao ambiental é outra coisa para qual a maioria nao liga. tem cidades industriais debaixo das chamas .-. sinceramente esse mundo esta completamente.. perdido. ninguem quer nada com nada. apenas festas, bebibas, sexo e drogas '-'
infelizmente é essa a realidade -s

Gustavo Braz

Anônimo disse...

As pessoas tem que pensar nas consequencias oq pode acontecer com elas se as coisas foremfeita sem organição adquada proteção para quenão ponham sua vida em risco epara curtir sem medo e com seguança

Matheus Pacífico

Anônimo disse...

hoje em dia é mais facil agente sair para 'curtir' em festas, em shows... poucos hoje seguem a Deus, pois o mundoe oferece coisas mais 'legais'... não se pode jugar o que aconteceu porque não se sabe o realmente iniciou a confusão, não são todas os shows que vamos que acontecem isso, mais tem uma grande possibilidade. pessoas bebem perdem o controle e a noção e é o principal motivo para isso. não podemos fazer nada ou podemos??

Loyse Amorim 9º ano

Anônimo disse...

como já diz o texto: a ultima parada,sempre tem uma ultima parada que fazemos, o certo é você penar aonde vai ser a sua, numa balada, num show, numa igreja?? quem sabe, sua vida é feita de escolhas, tem gente que prefere arriscar sua vida em lugares como esse, já outras vão pra lugares calmos e harmoniosos. ninguem pode prever o que vai acontecer mais pode evitar, se essas pessoas não fossem há esse evento não tariam mortas e nem feridas. pense em suas escolhas, pois todas tem suas consequencias.

Andressa Negrão 9º

Anônimo disse...

Tudo que não é de Deus acaba de um jeito ou de outro sofrendo malefícios como ocorreu nessa festa. Como já falaram, se todos tivessem conciência que ali era um lugar para se divertir nada de ruim aconteceria, mas infelizmente o mundo de hoje não é preocupado com o depois, apenas quer viver o presente sem pensar nas consequencias que resulta até na morte e muitas que estavam lá podem nunca ter ouvido falar de Jesus, não o conheceram verdadeiramente, é uma pena pois não serão salvos :B

Francine 9º

Anônimo disse...

Bem, o mundo hoje em dia tem ficado cada vez mais cruel, quando você liga a televisão dificilmente irá ver noticias boas, as mais comuns sao mortes, assasinatos, brigas em festas, batidas de carros, muitas pessoas não tem mais se preocupado com a vida, não digo que nos devemos apenas trabalhar ou não sair, a vida tem que ter diversão mas dentro dos limites, pois se você estivesse arriscando somente a sua vida, apesar de não ser a melhor esolha você estaria escolhendo o seu destino, mas não é assim que está funcionano hoje em dia, você não arrisca só a sua vida, você arrisca a vida de todos por perto, que não escoherão o mesmo destino que o seu.
A Love Parade foi só mais uma das festas que acabaram mal, realmente é triste ouvir isso, pois não é assim que queremos, mundo melhor não deve ser privado de diversão, mas deve ter respeito um ao outro, pois se você tiver respeito para com o outro não faria isso, com sua propria vida e com a do outro.
Maria Eduarda Neves S. 9ºano

Anônimo disse...

Acho que hoje em dia, pessoas não se importam mais com o respeito, essa palavra foi banida eu acho. Porque se uma pessoa estivesse respeito, primeiro que não iria a essa festa, porque o que existe nessas festa? bebidas, drogas, sexo, diversão como dizem. Sociedade de hoje se importa muito com a popularidade vamos dizer assim, então acham que se ridicularizar na frente de pessoas em festas com esse tipo de diversão é uma coisa legal, mas na verdade não! As pessoas vêem esses noticiarios de mortes em várias cidades por causa de bebida, drogas e acham que não existe nem uma porcentagem de acontecer com ela, um acidente desses. Pessoas de hoje em dia, não tem respeito nem por si mesma, e terão respeito pelo próximo? Se algumas pessoas tivessem pensado assim, e não saido de casa para essa festa não seria a ultima parada deles!

Emily Corrêa Dörner - 9º ano

Anônimo disse...

Hoje em dia, nas balada, festas, show e afins, sempre tem alguma droga ou excesso de bebidas alcoólicas, e isso ajuda a agravar a possibilidade de ter por exemplo, um acidente, e alguém sair prejudicado.
Hoje em dia, a mídia ajuda a agravar cada vez mais isso.
Na minha opinião, acho que essas festas deveriam ter uma estrutura de segurança melhor, ou ate mesmo, deveriam acabar com elas, pois acho que só assim, para acabar com noticias terríveis como estas.

Juliane Karolina 9º ano