terça-feira, 22 de abril de 2008

MISS: UMA MISSÃO DIVINA


Dizem que “beleza não põe a mesa”. Para ratificar o conceito, a gaúcha Natália Anderle, em entrevista à revista Veja, primeiro justificou imodestamente porque sagrou-se miss Brasil 2008, vencendo outras beldades, provenientes de cada estado do país; em seguida declarou, quase de maneira sacramental : “[…] Eu cumpri a missão maravilhosa que Deus me deu."[1]

Será que Deus comissionaria alguém a cumprir a função de miss, apenas para sustentar a vaidade e representar o Brasil (?) num concurso mundial, que, diga-se de passagem, não traz nenhum benefício real (quer político, econômico, artístico ou cultural) para o país? O único caso na Bíblia de alguém que participou de um concurso dessa natureza é encontrado no livro de Ester (2:2, 3, 8, 9, 12-16).

Xerxes, rei persa, exercia o domínio sobre os judeus, uma vez que os persas haviam conquistado a Babilônia, que escravizara o povo de Judá (II Crônicas 36:17-21;Daniel 1:1 e 2). Na ocasião de um suntuoso banquete real, o rei solicitou a presença da rainha Vasti, uma de suas concubinas reais (Ester 1:11 e12), mas, provavelmente temendo “por sua dignidade no meio de tal grupo embriagado (Heródoto, 5.18), ela recusou-se terminantemente a obedecer as ordens.”
[2] Por esta razão, Vasti foi deposta.

Nestas circunstâncias, foi sugerido ao rei que realizasse um “concurso de beleza”, com o fito de escolher uma nova rainha entre as belas jovens que viviam nas províncias que integravam seu vasto império. Mas teria Ester agido certo em participar? Talvez a melhor pergunta a fazer fosse “Ester tinha escolha quanto a participar ou não?”

“Os que sugerem ter Ester cometido pecado por chegar a esta dignidade, não consideram os costumes daqueles tempos nem daqueles países. Cada uma das mulheres que o rei tomava estava casada com ele, e era sua esposa, ainda que de classe inferior.”
[3] De alguma maneira, porém, o Senhor dirigiu os acontecimentos, permitindo que Ester, a “miss Pérsia”, salvasse seu povo, demonstrando, além de beleza, abnegação, coragem, disposição de serviço e nobreza de caráter. Ester não entrou em um concurso impulsionado por sua vaidade ou desejo de auto glorificação. A respeito da esposa judia de Artarxerxes pode ser dito, sim, que cumpria uma missão divina. Que Natália nos perdoe, mas, ainda sobre sua declaração, cabe nos lembrar de outro dito corrente: “em boca fechada, não entra mosquito.”

[1] Revista Veja, 23 de Abril de 2008, ano 41, nº 16, edição 2057, p. 46.
[2] Comentário bíblico Moody, disponível no CD-ROOM “Biblioteca Teológica”, vol. 3.
[3] Comentário Bíblico Matheus Henry, disponível no CD-ROOM “Biblioteca Teológica”, vol. 3.

28 comentários:

GuiGa disse...

professor, eu acho que não é pecado ser uma "miss", porque se a pessoa acredita em Deus e tem condiçôes (beleza) de ser uma modelo, eu acho que essa pessoa pode fazer isso...
...Gui Simas

Anônimo disse...

Professor.

Na minha opiniao ser MISS é pecado ,com certeza!!!!!!
POR QUE?
Hoje o mundo está muito corrompido,por isso nem tudo que a miss for fazer estara certo aos olhos de Deus,ou melhor,praticamente tudo sera errado.
No caso de ESTER,quando ela foi participar do concurso de beleza DEUS ja tinha um proposito em sua vida,que era salvar seu povo,DEUS ja havia colocado o proposito em seu coraçao o qual ela usou com muita Fé EM DEUS.
Em nenhum momento ESTER esqueceu de Quem a havia dado essa oportunidade ,em todo seu reinado foi muito honesta e HUMILDE e fiel: ao povo, ao rei e PRINCIPALMENTE a DEUS.
Com essa historia notamos que Deus tem um proposito na vida de cada um de Nós!!!!!!!!

FIM!!!
Heithor
Vitor
Veiga. 7anoB

Unknown disse...

Nós falamos em sala de aula sobre a capacidade e a oportunidade. No caso , a Nathalia teve oportunidade.
Intão é isso , quando a pessoa tem uma oportunidade é bom agarrala , mais sempre pensando no nosso melhor e no melhor para Deus.

Anônimo disse...

esse texto eu achei muito emteresante porque fala de jessus e ao mesmo tempo de miss brasil so que eu achoque todo tem direito de ser o que quise
;) Carlossssssss E.

Anônimo disse...

´´ professor eu acho tambem que na tem menhum pecado ser >miss<
se ela ser fiel a DEUS ela pode ser tudo
principalmente ela que tem muitas beleza... por ser a > miss<
Bianca Toledo

Anônimo disse...

Gui Simas,

Abandone o eu acho, pois tudo o que sai da boca de Deus deve ser proferido pelos cristãos. Seja como Cristo, use o Está Escrito em todas as situações.

Pecado é a transgressão da Lei, isso é óbvio. Entretanto, a missão dos cristãos aqui neste mundo é ser o sal da Terra, restaurando o sabor e a alegria de viver da humanidade; ser luz em meio as trevas.

Agora pergunto...o que essa "profissão de miss" traz de benefício para a humanidade?

A resposta é nada.

As mulheres são intruídas pelo Livro do livros a ter tal comportamento:

"O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas" I Pedro 3:3-4


Vemos claramente que a valorização da beleza exterior do ser humano não é valorizado ao olhar do Céu, pois "o homem vê a parência, mas o Senhor vê o coração" I Samuel 16:7

A mulher mais bela é apenas uma caricatura do que os salvos serão transformados "conforme à imagem de seu Filho[Jesus Cristo]"Romanos 8:29

Anônimo disse...

é cara se a guria ou guri é bonito/a e tem uma oportunidade de ser famoso e talz eu toparia mas coNmNtinuaria a ser da minha religiao agora se tivese q larga a religiao minha ou de qualker otra pessoa NUN IMPORTA A religiao mas para nun servir + a deus eu dexaria essa carreira de lado e partiria para otra^^ By vaderley ~~Deley~~
flws galera té NEX

Anônimo disse...

Deus pode sim dar uma missão para alguem como ser miss por exemplo, mas a pessoa que recebeu essa missão deve se lembrar que foi Ele quem lhe deu esta missão e não começar a ´´se achar`` , e devemos continuar sendo educados, humildes,e ajudar as pessoas.

caemnoticias disse...

A nossa missao enquanto cristaos é salvar do pecado e guiar no serviço, jamais miss seja la do que quer que seja é uma missao divina. As mulheres devem ser belas ao olhos de Deus e não dos homens.

Unknown disse...

Bom,acho que ser mis não é pecado pois não tem nado de errado.A unica coisa que achei de errado foi a atitude da miss botando Deus como justificativa,mas o resto eu não acho pecado

Anônimo disse...

Professor,eu não acho um pecado ser "miss" pois se a pessoa quiser ser uma "miss" ela tem que correr atras de seus sonhos, mais a pessoa também tem que pensar no que Deus vai achar sobre isso.

Anna Letícia 7º ano B

Anônimo disse...

bem eu acho que ser miss não é pecado
porque Deus deseja seguidores de todos os tipos:políticos,misses,até traficantes hoje são pastores,então,essa é minha resposta

rafael lucas 6a B

Anônimo disse...

Professor eu Acho que isso nao e pecado ser uma Mis Porque ela teve uma chance ela temtou e conseguio eu Acho que isso nao e pecado pois ela teve uma oportunidade e ela foi atras
OBS:Isso nao e pecado andando nas regras de Deus mais se ocorrer tudo como Deus Quer nao e pecado.
Aluno:Felide M. M.
Serie:7°b

Anônimo disse...

Acho que DEUS, tem uma missão específica a cada um de nós mas não exatamente a de ser miss. Acredito que realmente a Natália falou uma grande besteira usando Deus para justificar a vontade própria. Claro ela foi beneficiada com a beleza que Deus lhe deu e assim pode ganhar um concurso. Desculpa o atraso.
LUCAS GONÇALVES. 7 B

Unknown disse...

"E ae professor , eu acho que Deus pode ter dado o dom da BELEZA para ela,mais nãodado uma missão de ser Mis"



Guilherme Muller 7ºAno B

Anônimo disse...

professor,eu acho que todo mindo tem dirreito de ser o que quiser se a pessoa quer ser "miss" não tem problema e não é pecado ser "miss" porque é um trabalho cono os outro é claro que sempre tem que orrar e acreditar em Deus.
Giordana

Anônimo disse...

nao e pecado ser mis acho que e so uma profisao ben susedida



jose luiz 7 ano B

Anônimo disse...

Acho que não é pecado, mais ela poderia ter falado de uma forma diferente.
Como o exemplo da biblia nao foi um concurso de beleza, como o que a MISS participou.
Nesses concursos envolvem muitos pecados.
E no da biblia não.

Anônimo disse...

Na real pecado seria infrigir a lei eu achu q ser "Miss" nem da nd pq é um trabalho como qlqer outro.

pra algumas pessoas sempre vai ser td errado pq elas tem inveja ou algo assim.

mas eu acho q n tem problema ser assim.

abraão werner

Anônimo disse...

Eu achei interessante a reportagem, pois muitos de nos assistimos, torcemos para que a miss do nosso estadoou pais ganhe nos concursos. porem nao paramos pra pensar que aos olhos de Deus somos todos iguais,que se almenos tivesse algum motivo de bom pra que acontesesse. Se fosse trazer algo de bom par5a nos e para sociedade. Realmente esses concursos sao algo inutil que naonos ajuda em nada.


RICHARD METZLER 7ºANO A

Anônimo disse...

Eu acho que é errado esses concursos, pois Deus nao nos vê como o mais feio ou o mais bonito. para ele somos todos iguais. E esses concorsus nao ajudam a gente em nada. nao tem nem uma significado bom, apenas mulhes disputam para ver qual é a mais linda de todas. Isso nao é legal eu acho.

ANDRE 7º ANO B

Anônimo disse...

professor eu acho que ser uma miss nao e pecado porque se voce acreditar em deus no terra nunhum prblema porque ser uma miss e so por beleza e pelo dinheiro
fernanda c.gaya
7 ano b

Anônimo disse...

E u entendi nesse texto que a mulher cha,da Natália Anderle,só sabia ficar pensando em ser rica,vaidade e não pensava nas pessoas e também em concursos de beleza ,etc.
E também quem sugerisse ter ESTER taria comentando pecado é isso que eu entendi.
Adorei trabalhar sobre esse texto.

Monick 07/05/08

Anônimo disse...

Eu acho que é pecado,pois Deus deu o dom da beleza para muitas mulheres e aposto que não foi para ser "miss"
Miss só mostra sua beleza e trasmite um pecado muito cometido a avareza!!!!!
achar uma mulher bonita tudo bem más sem pecado!!!!!

Osnldo Érico Provesi Júnior
7ªB

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante, mas o que realmente entendi é que a beleza não é tudo como no texto diz “beleza não põe a mesa”. Pessoas vivem entrando em concursos de beleza para ter um título praticamente inútil.

Arnoldo Moraes Neto.

Anônimo disse...

Francine da Câmara

Concordo plenamente com o Sr, pois muitas querem se inscrever para ser mis,só para mostrar sua beleza com maquiagem, jóias, vaidade, desejo de auto glorificação e etc.
Na realidade elas nem estão ligando para que estado elas estão representando, mostrando a cultura, as belezas do estado. O que elas querem mesmo é aparecer na mídia.
Quanto a Ester como mis da Pérsia, acredito que Deus permitiu por que conhecia Ela e sabia das intenções de representá-lo bem seja onde for.

Luciana Bertolini disse...

Senhor professor!
Já conhecia a história de Ester e acho uma linda história. Sinceramente acho q não devemos julgar o que Nathalia Ardele disse, primeiro: não conhecemos o seu coração e seu relacionamento com Deus...e se foi realmente uma missão dele para ela? Segundo: Deus nos usa em qualquer lugar e em qualquer profissão (desde q seja digna). Afirmar que participar de um concurso de beleza é pecado sinceramente é uma atitude bem "religiosa"! O espírirto Santo é quem nos instruí.
RESUMINDO: TUDO DEPENDE DA MOTIVAÇÃO!!! Naquele versículo: "pedis e não recebeis, pq pedis mal, para o seu próprio deleite"
Deus nos instrúi, somos instrumentos e a boca Dele nessa terra. Se uma cristã pode ser reconhecida em um concurso de beleza e não mostrar uma vida fútil aos olhos de todos honrando o nome de Deus em tudo o que fizer...que mal tem??? Deus é simples....a religião que complica tudo! Paz....

Unknown disse...

O fato dela ser miss, não ha pecado algum nisso, mas afirmar que sua satisfação pessoal e realização pessoal com propositos unicamente seus é uma missão de Deus na sua vida, isso não tem o menor cabimento. Os propositos de Deus são para nosso bel prazer e sim para seu reino. Isaias (isaias.mil@hotmail.com)