quinta-feira, 17 de abril de 2008

O MEDO


A religião cristã vem sendo alvo de críticas por parte de vários setores da sociedade. Uma das acusações que pesam contra os cristãos é a de exercerem sua influência por meio do medo. Medo do fogo do inferno. Medo da condenação para cada ato particular. Medo de ofender as normas da igreja com a escolha de uma roupa ou corte de cabelo. Como se, para cada ato da vida, o cristianismo erguesse uma cerca de arame farpado, aonde uma placa visível trouxesse a advertência: “Não passe desse ponto!”

É preciso que se diga que a verdadeira religião não se baseia em medo. Uma ligação de amor com Deus exclui o sentimento controlador e incontrolável do medo, em todas as suas formas – de um simples receio, a uma fobia psicótica.

É indiscutível que um cristianismo distorcido tenha, na época medieval, introduzido um clima de pânico generalizado; é igualmente certo que, ainda no período atual, em meio a avanços tecnológicos, alguns segmentos cristãos empunhem a espada do medo popular para forçarem seus fiéis a subsidiar os luxos do próprio clero sofisticado; no entanto, estes exemplos trazem a público as conseqüências de se desviar das orientações bíblicas. Quem quer que siga o que o Senhor expressou em Sua palavra infalível sentirá, de modo progressivo, um sentimento de estar sendo dirigido sobrenaturalmente. E esta segurança, com o tempo, será capaz de superar o medo.

Não se pretende que a afirmação anterior seja entendida em termos que indiquem a impossibilidade de que um cristão venha a sentir medo por alguma razão; temer faz parte da experiência humana. O medo existe, em parte, para nos alertar do perigo. Em contrapartida, o cristão não fica a mercê de seus medos, mas ele os entrega a Deus e confia que o Pai fará Sua parte. E esta confiança garante um sono ininterrupto…

34 comentários:

Anônimo disse...

Beatriz da Silva 9°B

Todos nos sentimos medo de alguma coisa,mas se todas pessoas acreditasse em Deus o medo iria diminuir como fala o texto.
O medo é uma fobia psicótica, que faz parte da experiência humana o medo existe para ficarmos atento do perigo.

Anônimo disse...

Bárbara 9ªB

Eu acho q se não tivecemos o medo ninguém saberia se teria perigo ou naum fazer ou não fazer isso ou aquilo...
Acho que com o medo aprendemos muitas coisas a nos defender.O medo pra mim é como se fosse um tipo d alerta, pra nos anssinar a fezer as coisas certas, e errar o menos possivel. Acho q quando tivermos '' O Medo'' , teriamos que pelos menos tentar perder.

Anônimo disse...

Luanny de Moraes 9°B

Devemos confiar em Deus é não ter medo,cmo diz o ditado "Deus escreve certo por linhas tortas".
Tudo que ele faz é por algum motivo, então não e preciso ter medo,sendo você cristão ou não.

Anônimo disse...

bom... eu acho q medo todos nos temos independentemente de religião ou não! Deus da a cruz conforme podemos carregar, então a verdade esta la para todos, so tem essa "fobia" quem n conhece! por isso devemos cd vex mais se apegar em Deus.
então medo é para todos e se alguem tem usse certo preconceito pelos cristão pq els conhecem a verdade e de certa forma n tem medo isso é sinal q eles entendem e confiam

vlw sor
foi issu q eu intendi ta!!!!
=D


by: Maria Carolina de Oliveira
9ª A

Anônimo disse...

Na minha opniao eu acho se ninguen tivese medo nao teriamos nossao do perigo e teria mais mortes do que ja tem no nosso mundo mais se todos nos acreditar em Deus nao teria nenhun medo na fasse da terra// Antonio carlos 9B

Anônimo disse...

Eu acho q é super natural as pessoas terem medo, pois muitas veses é o medo q as leva pra perto de Deus; para ter um abrigo, uma segurança em q sempre possam se refugiar na hora q ele vem!

Bruna Maira 9°B

Anônimo disse...

Bem, eu acho que ter medo é algo normal pois todos nos já sentimos medo algum dia...
Mais se podemos diminuir o medo das coisas, estando perto de Deus acho quue deveriamos estar perto dele entao, e nunca devemos ter medo de Deus e sim devemos ter RESPEITO e acreditar que ele só quer o melhor para nos.
Maria Victória 9A

Anônimo disse...

O medo por um lado é uma coisa boa, porque sem o medo, nos fariamos muitas coisas erradas, nosso mundo estaria de cabeça pra baixo, o medo tambem nos aproxima de Deus, porque nos sentimos mais seguros. é isso

vlw sor. Joao Victor Lugarini da Silva 9a

Anônimo disse...

Com certeza.O medo nos faz com que pensemos bem antes de fazermos algo, o que vai decidir se vai ou não ser feito, é o tamanho do nosso medo e de que forma estamos aplicando ele na nossa vida. Um exemplo é a religião. Não adianta seguir as doutrinas se você o estiver fazendo por medo,isso tem de ser feito por livre e espontânea vontade, daí vai da consciência de cada um.

Marina 9°A
Como há aquele ditado: "A males que vem pro bem". Não pode se dizer que o medo é uma coisa boa, mas ele existe para que possamos refletir melhor antes de decidir o que fazer ou não.

Unknown disse...

Amanda d'Ávila da Silva!! 9º"B"

Bem...Acho que tipo...Quem acredita mesmo em Deus segue o que ele passou não deve ter medo pois Deus sabe o que faz!!
Acho que acreditando em Deus não devemos ter medo de nada pois ele vai estar sempre ali ajudando a nos levantar!!!
:* =9

Anônimo disse...

Todos nós sentimos medos mais muitas vezes naum confiamos que Deus pode diminuir ele e é aí que agente erra pq eh normal ter medo mais temos que usalos para nos fortalecermos...

Deus nunca vai deixar agente passar por aquilo que naum possamos aguentar eh isso professor :D



Ana Fernanda 9ªA

Anônimo disse...

Deus nos criou perfeitos, mas com adão pecando, Deus permitiu que satanas colocasse muitos sentimentos ruins em nos como a raiva, "o medo" entre outros.
Ou seja se somos critaos(o teclado ta sem a cobrinha) nao devemos sentir nenhum sentimento que vem de satanas!!!
Gian 9ºa

Unknown disse...

Existe esse medo pois não temos uma compreensão de como esse medo pode ser trabalhado e tarnsformado,ou até temos mas não colocamos na pratica.Sendo assim permanecendo com dificuldades.
A parada é confiar totalmente em Jesus e deixar ele guiar as nossas vidas,através da oração e comunhão diaria com Ele,e teremos a vitória garantida,E a real felicidade longe de todos os medos!
Uhul \o/

Anônimo disse...

eu acho q medo é algo natural do ser humano... então
se temos ou deixamos de ter medo... é problema da pessoa, cada um tem as suas fobias...
e na verdade nos os adventistas somos corajosos pq, sabbemos da verdade do final do mundo e n dizemos nada, aceitamos sem receios!!!

Aline dos Santos

mariana! disse...

Olá, Bom Minha opinião a respeito desse assun "MEDO" é que isso, é algo muito comum que existe em nós seres Humanos;
Bom o Medo, é uma forma de se expressar diante uma situação, muita gente leva isso muito aprofundado, sendo que dai podemos chamar de Fobia; Só que quaNDO temos Deus em nossas Vidas, não temos que temer nada, porque ele sempre estará conosco,. Mais ai surgi a pergunta: Mais e aqueles que não acreditam em Deus??, como que vão regir diante ao medo, daai eu diria, olha se você não crê nem em Deus, dai mesmo que você vai sentir medo UIOSUOISUIOSOUIUOISS
Mais, sim concerteza, Deus nos trás a paz e a calma que todos nós precisamos, basta aceitarmos:)

Anônimo disse...

É bom termos medo pois ele nos ajuda a perceber o perigo que poderiamos correr.
Não devemos ter medo de Deus e sim temor, pois ele nunca faria mal a pessoa que o ama.

Anônimo disse...

Como Deus nos fez sem medo mas como adam pecou no jardim satanas esta fazendo as pessoas sentirem coisas que deviam sentir exemplo: odio,medo

leonardo jose da silva 9 ano A

Lucas Pinheiro disse...

Os cristão não seguem a Deus por medo dele, e sim por amor. Quando se diz "temer a Deus", está relacionado com respeitar a Deus. O medo é o sentimento que nos avisa do perigo, que nos impede de fazer coisas erradas, mas não devemos deixá-lo tomar conta de nós.

Anônimo disse...

Professor eu acho que ñ devemos ter medo de Deus, pois Ele é nosso amigo, mesmo que seja natural ter medo de Des]us ñ presisamos ter.
vitor 9 ano A

Anônimo disse...

As pessoas em geral, tem medo de se desviar das orientações bíblicas. Mas na minha opinião eu acho que não, pois o que é preciso realmente é "Amar a Deus sobre todas as coisas" e se amamos a Deus, Ele também nos ama do jeito que nós somos, gordo, magro, careca, pequeno, alto, baixo, como nós aceitamos Ele do jeito que Ele é, Ele também nos ama do jeito que nós somos, do jeito que Ele nos fez. Isabella P. Servi 9ºB

Anônimo disse...

Eu acho que quem não acredita em Deus,acaba tendo MEdo dele!
Pode até achar que ele faz o mal,mais o medo acaba sendo uma serta insegurança,com o mesmo!
Se a pessoa quer perder " O MEDO" acho que a única coisa que deve fazer,é acreditar em Deus e ter segurança nas coisas que fazem,e nas pessoas!

Soor foi isso que eu intendii!

Saabes que euu sou burra pra comentaar né?

daskopkapokds

Beeijooos

Dudahh :}

Unknown disse...

Acho que não devemos ter medo de Deus, apenas respeito.
Devemos ter medo de outras coisas que acontecem no nosso dia a dia, mais de Deus não, pois Ele nos fez, perfeitos, Ele quer o nosso bem, e nunca jamais iria nos desapontar.
É isso que eu acho, Deus nunca iria fazer algum tipo de mal conosco.

;**

Júlia Grando 9° b

Meus Penssamentos disse...

o texto tah muito bom
professor
mas o medo e uma forma
de nos mostrar que Deus esta aki
para nos proteger desses momentos
e uma forma de confiarmos mais
nele

ok acho que e isso

By: geraldo

Anônimo disse...

Eu acho assim,qe todos nos temos medo,afinal quem nunca teve medo né?Mas pensando bem DEUS se nos realmente acreditarmos em DEUS o medo não existiria,se todos nós confiar em DEUS perdemos esse medo absurdo!

Isabelly Amanda da luz 9º B

Anônimo disse...

Georgia Braga 9B

O medo é uma forma para nos reaproximar de Deus,para pedir a ele que nos faça perde esse tal medo,acho que todos nos ja sentimentos medo em nossa vida,e buscamos Deus nesse momento.

Anônimo disse...

Na minha opniao, todos sentem medo.
Acho que se acreditamos em Deus não devemos temer pois Deus está no nosso lado.
Seja o que for, concerteza, Deus nos trará a paz e a calma que todos nós precisarmos; basta acreditarmos em Deus.


Daniel
9° A

Anônimo disse...

Acho que o medo faz parte de nossas vidas... Existe uma boa diferença entre medo e respeito, mas na prática eles podem ficar bem próximos!
Axo que o cristianismo põem medo nas pessoas! Dizem que a base de uma religião é fé e amor ao Seu deus (não importa ele qual seja), mas parece que só isso não basta. As pessoas preciam ansiar por algo mais que não conhecem de todo, que não compreendem realmente! É assim desde que o Homem cultuava o sol.¬¬
O medo faz parte disso. Somos criaturas pequenas ao ponto de precisar crer em algo imensamente maior que nós, maior que a realidade fria e óbvia da vida para nos sentirmos seguros e para viver "em paz" com nosso espírito e conciência.
O cristianismo não é muito diferente de outras religiões nisso, as pessoas sentem medo sim! Muito embora seus fiéis digam que sentem apenas amor à Deus, penso que por mais que amem, sentem medo às vezes, como um filho sente medo ao ser censurado pela mãe de que se fizer algo, terá "tal" conseqüência e/ou será punido!
Bem, é o que penso!

Gabriella Weber 9ªA

Anônimo disse...

Eu concordo,porque hoje em dia as pessoas realmente pensam coisas ruins daquelas pessoas que acreditam em Deus mas errados estao os que nao acreditam,mas tambem é assim,se uma pessoa tem medo quer izer que ela nao tem fé o suficiente em Deus pois aqueles que tem fé em Deus nada deve temer pois se nos estamos com Deus nada nos dara medo pois ele nao permitira,mas mesmo assim as pessoas sentem medo de alguma coisa,e obviamente sempre terao,mas nao apartir do momento em que tiver realmente a fé em Deus.

É assim que eu penso...


Brayan Werner de Souza 9ºA

Anônimo disse...

Um cristão deve adora a Deus, por vontade própria e não por medo! As pessoas sentem medo sim, mas estando com Deus, esse medo pode diminuir! Ficamos mais seguros na presenca dEle. E por um lado, sentir medo é importante, pois aí as pessoas não fazem tantas coisas erradas.

Paula Pacheco
9ªA

Anônimo disse...

esse texto nos mostra a realidade
....
muitas pessoas seguem a igreja
apenas por medo de ir para o inferno
mas uq na real importa pra DEUS é nosso coração
se em nossos coração tivermos o desejo di seguir suas leis conforme a biblia
isso mais tarde vai si refletir em nossas atitudes
e não é uma igreja que ira impor regras
mas sim a biblia
e se quisermos seguir certas regras vai depender apenas de nóis pois DEUS nos deu o livre harbitrio para
utilizar.........
:p
depende de cd um 8)
by: rafah ***

Anônimo disse...

Todos tem medo de algo, mais quando acreditamos e confiamos em Deus ele nos segunrança.
Acho que é isso.
Thaysa Passos 9ºB

Anônimo disse...

A bíblia relata que nos não devemos ter medo de Deus e sim temor, o medo serve para nos alertar do perigo. Na minha opinião aquele que acredita em Deus não precisa ter medo pois Deus sempre esta do nosso lado nos protegendo.


Bianca

Anônimo disse...

Devemos temer a DEUS,não ter medo dele, mais sim repeito.
Devemos ter medo, pois assim não cometeremos coisas erradas que temos medo.

Morgane Bittencourt 9ª A

Anônimo disse...

Um dia todos nos ja tivemos medo,o fato é que se acreditasemos mas em Deus e entregar as coisas na mao dele as coisas seriam bem diferente nao é?
Mas muitas pessoas nao acreditam nele e acabam levando esse MEDO pro resto da sua vida e muitas veses se prejudicando.Mas o medo em augumas situaçoes é bom,pois nao cometeriamos coisas erradas.
Bom é isso ai que eu intendi do texto :D

Caroline Perciavalle