sexta-feira, 25 de setembro de 2009

SUJEITO HOMEM


Carlinhos, ex-técnico do time juvenil de futebol do Flamengo, viveu fortes emoções no último dia 23. Ele se reencontrou com o maior pupilo, o centroavante Adriano, a quem ele revelou como atacante. Carlinhos contou várias histórias de quando o jogador ainda não era profissional, as quais podem ser lidas no G1.

O ex-técnico também comentou sobre a alegada indisciplina de Adriano: “Ele nunca precisou de comando forte. Sempre foi obediente e doce. Amigo de todos e dava exemplo. Nem sei se devo acreditar nessas histórias que saem na imprensa. Mas logicamente que, como ele ganhou muito dinheiro e fama, as menininhas andam em cima. E como Adriano é sujeito homem...”

Atente o leitor para a expressão sui generis "sujeito homem". O que ela quer dizer exatamente? Poderíamos considerar a existência de dois sujeitos, o dito homem e seu congênere, o "sujeito mulher"? Ou é de se pressupor que existam sujeitos menos homens, quer dizer, homens não tão viris, em contraponto aos machões, homens com "H" maiúsculo?

Resta considerar a implicação mais relevante: o que caracterizaria o tal sujeito homem? Seria aquele que, cercado pelas mulheres, seria obrigado a revelar sua masculinidade, agindo de forma promíscua? Um marido que chegasse em casa após uma "puladinha de cerca" e, eventualmente, encontrasse a mulher esperando suas desculpas, teria o direito de se explicar dizendo: "Amor, sabe como é, não pude evitar; sou 'sujeito homem'"?

Parece-me estranho desculpar os deslizes morais da carreira de Adriano (muitos dos quais divulgados pela imprensa, como consumo de álcool, envolvimento em noitadas com prostitutas, etc) alegando que, pela sua condição masculina, ele estaria desobrigado de ter uma conduta moral. Apesar de seu inegável talento e faro para gols, Adriano não é mais ou menos homem por agir da forma como a veiculada pela mídia. A história bíblica de José é um exemplo memorável de alguém que foi fiel a princípios, sem perder um naco de virilidade. No mundo da bola, o jogador Kaká, atualmente no Real Madrid, revela que futebolistas bem sucedidos podem ser pessoas íntegras.

Um comentário:

William disse...

Sim, é lamentável...

Mas veja bem: além do cara ser solterio, pode também não ter tido o alicerce correto no desenvolvimento de seu caráter (não tanto como nós, talvez [?]). Infelizmente temos o hábito de nivelar o comportamento dos outros pelo nosso e enquanto esse planeta não chegar ao fim de seu curso, o único "espelho" para referência é O Cristo. Não, não... não estou falando da moralidade imaculada dEle. Quero diser que em assuntos assim, Ele "escrevia na areia"... e em seguida ia orar.

Fique com Deus!
Abraços.