quarta-feira, 11 de junho de 2008

EXCOMUNHÃO: GOL CONTRA


Os dois gols na vitória da Alemanha sobre a Polônia, no domingo, pela primeira rodada do Grupo B da Eurocopa, ainda rendem problemas para o atacante Podolski. Desta vez, o jogador, que nasceu na Polônia, foi "excomungado" pelo partido ultracatólico LPR.

Segundo o jornal português Record, Podolski e Klose, que também tem nacionalidade polonesa, revoltaram os membros do partido por defenderem a seleção alemã e tiveram os direitos católicos retirados.

Antes, o jovem atacante havia sido criticado pelo ex-vice-ministro polonês Miroslaw Orzechowski, que pediu a retirada da cidadania das pessoas que defendem outros países.

Fonte: Terra
Colaboração: Profº Marcos André

Um absurdo esta confusão entre esporte e religião; além disto, qual valor da excomunhão, prática medieval para a qual não se pode encontrar apoio bíblico? Infelizmente, ainda se usa a religião para manipular a conduta das pessoas, infundindo-lhe medos irreais. Sem dúvida, um péssimo exemplo em um mundo que precisa da Verdade do Evangelho e que está cada vez menos tolerantes às caricaturas do Cristianismo autêntico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Douglas, concordo que seja um tipo de "punição", que seja feito um "corte" de uma pessoa do rol de membros de uma igreja. Mas em Mateus, quando Jesus diz a Pedro "o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e o que cortares na Terra será cortado nos Céus" deve ser levado a efeito. O próprio Manual da Igreja fala disso, é necessário que seja aplicada a disciplina sim - Casos de fornicação, roubo por exemplo - em algumas congregações mais "modernas" simplesmente passam por alto. Responda-me , caro amigo: Uma casa sem respeito à regras, e sem consequências quando essas regras são quebradas, pode subsistir ? Se sim, A Lei de Deus é uma piada. Se quiser conversar, meu hotmail - nautyllus2005@hotmail.com

douglas reis disse...

Talvez a sua confusão esteja em conceber disciplina eclesiástica como sinônimo de excomunhão; a primeira é bíblica e necessária, enquanto a segunda é uma forma de "terrorismo" medieval, que implicava em uma série de punições ameaçadoras, incluindo vetar o acesso ao céu para os mortos que estivessem sepultados nos limites de uma cidade que abrigasse alguém sob a escomunhão. Vamos diferenciar as coisas....